CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ITABUNA É A CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL. SEGUNDO ESTUDO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

CINCO DOS 15 MUNICÍPIOS MAIS VIOLENTOS DO PAÍS ESTÃO NA BAHIA

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 24, pelo Ministério da Justiça (MJ) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública identificou que estão na Bahia cinco dos 15 municípios onde os jovens brasileiros estão mais expostos à criminalidade. A situação mais grave é em Itabuna, a 429 km de Salvador, que aparece no topo do ranking. As demais cidades baianas na lista são Camaçari (4º lugar), Teixeira de Freitas (8º), Ilhéus (12º) e Lauro de Freitas (14º).
A pesquisa envolveu os 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e diagnosticou a exposição de jovens de 12 a 29 anos à violência por meio do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IJV), desenvolvido em parceria com a Fundação Seade. O IJV mostra que o grau de exposição dessa faixa etária à violência é considerado muito alto em 10 cidades: Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Linhares (ES) e Serra (ES). Outros 33 municípios tiveram IJV considerado alto. Entre os municípios menos vulneráveis estão São Carlos, São Caetano do Sul e Franca, todos em São Paulo.
O ranking das dez piores cidades denota o que os dados gerais do estudo mostram: que embora espalhada por todo o País, a exposição do jovem à violência é maior no Norte e Nordeste. Renato Sérgio de Lima, secretário-geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, explicou que isso ocorre porque o índice de vulnerabilidade leva em conta vários dados socioeconômicos como número de homicídios, escolaridade, acesso ao mercado de trabalho, renda e moradia. "Violência não é só crime, mas também uma série de outros fenômenos, como falta de escola, pobreza, desigualdade, acidente de trânsito. Isso compõe o cenário em que esses jovens vivem", afirmou.

PESQUISA DERRUBA MITO DO RIO E SÃO PAULO

Para o ministro da Justiça Tarso Genro, que participou da apresentação do estudo, a pesquisa derruba determinados mitos, como o de que o Rio de Janeiro tem a situação mais vulnerável. "O Rio tem problemas graves, mas a pior situação está no Nordeste, que tem indicadores sociais baixos, poucos recursos para aplicação em sistemas de segurança pública e poucas políticas preventivas, que agora estão começando com a adesão de dezenas de municípios ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania)", afirmou.

Um comentário:

  1. quem diria itabuna tendo essa mal noticia que e a cidade mais violenta do brasil que Deus tenha misericordia

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK