CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

domingo, 31 de outubro de 2010

ITAPETINGUENSE AGNELO QUEIROZ É ELEITO O NOVO GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL

PETISTA RECEBEU 66,1 % DOS VOTOS NO 2º TURNO
O novo governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) foi eleito no segundo turno, neste domingo. Agnelo é baiano de Itapetinga. Ele já foi deputado federal em 1994, cargo para o qual se reelegeu em 1998 e 2002. Também foi o primeiro ministro do Esporte do governo Lula (2003 a 2006). Além disso, trabalhou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 2007 a 2010.
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista recebeu 66,1% dos votos, contra 33,9% de Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Weslian entrou na disputa após o marido renunciar à candidatura por estar ameaçado pela Lei da Ficha Limpa.
Queiroz, ex-ministro do Esporte, assume o Distrito Federal após uma onda de escândalos que atingiu o governo do Distrito Federal. Sob denúncias de corrupção que envolviam o então governador José Roberto Arruda e deputados distritais, o DF chegou a ser alvo de um pedido de intervenção federal por parte da Procuradoria-Geral da República. Em meio a uma crise política, o Executivo teve quatro governadores diferentes num período de três meses.
Agnelo foi eleito apresentando propostas como criar o bilhete único no transporte coletivo, criar 400 equipes de Saúde da Família e uma Unidade de Pronto Atendimento em cada uma das 30 regiões administrativas do DF e construir pelo menos 100 mil unidades habitacionais.

CRISE POLÍTICA NO DF
A eleição no Distrito Federal foi precedida por uma crise política nos anos anteriores. O escândalo conhecido como “mensalão do DEM” ganhou as manchetes do noticiário com vídeos em que personagens do caso apareciam guardando dinheiro em bolsas, meias e cuecas. Numa das gravações, José Roberto Arruda aparecia recebendo um maço de dinheiro. Deputados foram flagrados rezando o que ficou conhecida como “oração da propina”.
O escândalo veio à tona no final de 2009, com a operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. A operação apurava investigar suspeitas de que o governo cobrava propina de empresas que prestavam serviços e de que pagava suborno a deputados distritais.
Flagrado num vídeo recebendo dinheiro, Arruda passou a ser investigado num inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e anunciou sua desfiliação do DEM. Em fevereiro de 2010, ele foi preso acusado de tentar subornar uma testemunha do caso. No mês seguinte, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) por infidelidade partidária.
Com a prisão de Arruda, o vice-governador, Paulo Octávio, assumiu o cargo, mas renunciou por não conseguir apoio político para governar. No lugar dele, assumiu o presidente da Câmara Distrital, Wilson Lima (PR). A Câmara convocou uma eleição indireta para um “mandato-tampão” e elegeu Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo Arruda. Na campanha, Rosso apoiou Weslian.

3 comentários:

  1. Perecles Brito Batistasegunda-feira, 01 novembro, 2010

    Um orgulho para Itapetinga. Seus filhos auspiciando voos cada vez mais altos. Parabéns ao conterrâneo e que virtudes como: sabedoria, idoneidade, coerência e competência sejam premissas em sua gestão no DF, pondo fim a corrupção atavica que não chega a ser um privilégio apenas do DF. Boa Sorte!
    Perecles Brito Batista
    Doutorando em Produção Animal - UFPB/UFRPE/UFC
    perecles.batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Botino, Agnelo é "itapetinguense" de coração. Ele é natural de Itororó.

    ResponderExcluir
  3. As autoridades Itapetiguence estão de braços cruzados enquanto as drogas tomam conta dos jovens, destrói famílias e acaba com a segurança publica, onde vamos parar?
    Alguém precisa se mexer não só com marchas, mas exigindo das autoridades centros de apoio e tratamento, vamos gente se precisar for anunciem na internete e onde mais for preciso a incompetência dos dirigentes dessa cidade da cidade, que há alguns anos atrás era tão pacata.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK