CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NETA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA EM ITAPETINGA.

 VERA FERREIRA PALESTROU PARA UM AUDITÓRIO LOTADO, COM ESTUDANTES DO COLÉGIO MODELO, BATISTA, COEDITA, SÃO JOSÉ E AMANTES DA HISTÓRIA NORDESTINA.
Por:  Tiago Bottino J. Brige 

A neta e o avô Lampião.
 Para dar início à Semana de Integração, a Uesb começou o semestre letivo resgatando a história do Nordeste brasileiro. A Aula Inaugural  teve como palestrante a neta de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião)
e Maria Bonita. O auditório do Campus Juvino Oliveira, de Itapetinga, ficou lotado de estudantes e professores que participaram com perguntas sobre o movimento de lutas denominado Cangaço.
Professores da Uesb e a Neta do "Virgulino e de Maria Bonita"
“Agradeço a Uesb e a todos que têm lembrado da história do Cangaço brasileiro. É muito importante para nós que estudamos e pesquisamos o Cangaço ver que ainda existe interesse no tema. Isso nos dá alegria e faz com que mais pessoas conheçam a verdadeira história”, disse a convidada aos presentes.
O professor Ronaldinho e Vera Ferreira
Natural de Aracaju, Vera Ferreira, que é jornalista e pesquisadora, com larga experiência em produção de filmes e televisões, fez um relato daquilo que ela, como membro da família de Lampião e Maria Bonita, próxima e conhecedora de alguns membros do bando de cangaceiros e cangaceiras de Lampião, conseguiu
Vera Ferreira com Dona Silvina
colher em depoimentos e relatos de pessoas que viveram e assistiram os acontecimentos da saga contada de várias maneiras por inúmeras gerações de brasileiros, em casa, na escola, na Universidade e em vários centros de cultura do país.
“Lembro-me perfeitamente quando eu e minha mãe nos encontramos com os primeiros cangaceiros em São Paulo. Dadá, Criança, Zé Sereno, Cida e Dulce, estavam todos numa sala e mostraram-se muito respeito pela minha mãe. Todos eles choraram quando viram minha mãe. Aquilo ficou marcado e a partir daquele dia, eu disse em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo que faria um trabalho sobre meus avós”, complementou a palestrante.
Vera disse que ainda não sabe tudo sobre a história dos seus avós, mas procura simplesmente desmistificar a ideia muitas vezes errônea do movimento chamado Cangaço, que marcou a história do Nordeste brasileiro. Muita coisa, na opinião dela, era atribuída a Lampião e Maria Bonita sem que eles estivessem presentes em determinadas regiões. “Como pode acontecer uma atrocidade no mesmo dia, em horários iguais e em cidades completamente distantes do Brasil sendo que eles quase não saiam do Nordeste?” questiona a pesquisadora e culpa a imprensa pelo sensacionalismo da época para vender jornais. Foi isso que motivou Vera Ferreira pesquisar e contar a verdadeira história como tudo aconteceu, com detalhes e peculiaridades da época em livros, exposições e documentários.
Segundo Vera, o livro “De Virgolino a Lampião” teve a primeira edição esgotada. A pesquisadora tem planos de viajar pelo Brasil com o livro e uma exposição sobre a saga do Cangaço. Outra ideia que deve ser concretizada em breve é um Memorial sobre o Cangaço que será fundado em Salvador.
Texto: Ascom
Fotos: Tiago Bottino







24 comentários:

  1. Grande Coisa Fez O Avo Dela Soh Matoo Gente

    ResponderExcluir
  2. essa moça parece mesmo lampião...
    chega dar medo!

    ResponderExcluir
  3. BANDIDO SAFADO, TINHA QUE LEVAR MUITO FUMO NA CAVEIRA ESSE ASSASSINO.
    QUERO QUE LAMPIÃO QUEIME NO FOGO DO INFERNO BOTINO ELE E UM BOCADO DE BANDIDO DE ITAPETINGA.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldinho tá parecendo um clone do José Serra...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. jeofranio doriel da silvasegunda-feira, 28 fevereiro, 2011

    aonde vai a iginorancia desse povo ,oque importa ñ é se lampião era bandido ou não o importante nesse caso são os fatos históricos bando de alienados!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. olha senhora neta de lampião eu tenho uma ideia melhor pra vc ao invés de vc aplicar recusos em projetos que ñ vão levar a nada pq vc ñ pega este dinheiro que tá querendo fazer memorial que ñ irá servir pra nada pq ninguem quer saber das atrocidades de bandido seja ele quem for,hitller,sadãn,osama ou lampião ñ importa de que pais ele é .ninguem quer saber esse é o ponto pega esse dinheiro e aplicar em esportes,lazer cursos profissionalizantes pra afastar os jovens das drogas do crack.pra amanhã ´eles ñ se tornarem um bandido igual a seu avô.se vc fizesse isso seria muito mais feliz e faria um monte de gente tb feliz pense nisso?

    ResponderExcluir
  7. TENHO CERTEZA QUE ELA MENTIU MUITO....

    ResponderExcluir
  8. essa pessoa de cima falou bonito... e hitler, osama, lampião e eu e vc vamos ter julgamento justo no juíso final, tdos podem "maquiar" as atrocidades + o Senhor não se pode enganar...

    ResponderExcluir
  9. O que importa são os fatos históricos???? mais que as vidas das pessoas que ele tirou, vc deve tá doido!!!! daqui a pouco vc vai tá falando bem do capeta kkkk

    ResponderExcluir
  10. O evento foi um bom e embora Lampião tenha matado varias pessoas ele protestava contra o sistema da epoca.

    ResponderExcluir
  11. LAMPIÃO FOI UM BANDIDO MORTO NAS IMEDIAÇÕES DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS/AL, ATÉ HOJE LÁ EXISTE UM MUSEU COM ARTEFATOS DA ÉPOCA DE SUA MORTE, INCLUSIVE, COM FOTOGRAFIAS DAS CABEÇAS DE SEUS CAPANGAS, QUE FORAM DECEPADAS, CERTAMENTE, NAQUELA ÉPOCA A PENAL CAPITAL FUNCIONAVA. JÁ PENSOU (?!) CORTAR A CABEÇA DOS TRAFICANTES DE ITAPETINGA E BOTAR NA ESCADARIA DA IGREJA MATRIZ, DAQUI A 60 ANOS TERÍAMOS VÁRIOS LAMPIÕES....

    ResponderExcluir
  12. e tio Ronaldinho ta msm q vê serra em kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. VERA !!! ADORO VC!!! VAI EM FRENTE GAROTA!!!

    ResponderExcluir
  14. VC DEVERIA VIR AQUI NA NOSSA CIDADE CAMPINA GRANDE PB... ADORARIAMOS CONHECER SUA PALESTA

    ResponderExcluir
  15. Gostem ou não esta historia é mais um capítulo da historia do Brasil, e do tão sofrido povo brasileiro

    ResponderExcluir
  16. A gente precisa conhecer e valorizar a história desses homens e mulheres que criaram essa forma de viver e subsistir.
    Faz parte das nossas raízes, por isso devemos repeitar essa memória.
    Foi um momento histórico importante para o nordeste.

    ResponderExcluir
  17. valorizar? um bando de vagabundos? ainda dizer que faz parte das nossas raizes?
    os que admiram esses criminosos que matavam,roubavam e estupravam sao seus adeptos e se eles tivessem vivos seus admiradores iriam se ajuntar com o bando e fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  18. pra mim eram um bando mesmo,um bando de vagabundo e estupradores que estavam com o capeta no rabo pra cometer esses crimes, e esses que o admiram sao seus adeptos que se nao tomar cuidado nos dias atuais vao cometer os mesmos crimes ou piores .

    ResponderExcluir
  19. valorizar? um bando de vagabundos? ainda dizer que faz parte das nossas raizes?
    os que admiram esses criminosos que matavam,roubavam e estupravam sao seus adeptos e se eles tivessem vivos seus admiradores iriam se ajuntar com o bando e fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  20. De novo De vilão virou herói, vão procurar o que fazer.

    ResponderExcluir
  21. Vera,parabéns pelo seu trabalho e não dê atenção a pessoas revoltadas e sem cultura!

    ResponderExcluir
  22. daquele tempo o sistema nao funcionava para a pobreza, mas para os capitões, era o meio de rebelar contra os poderosos,eram excluídos da sociedade, tinha de se alimentar e se vestir no meio do mato as dificuldades eram grande tinham de saquear invadir não matar minha OBServação. Assina CML

    ResponderExcluir
  23. Daquele tempo o sistema nao funcionava para a pobreza, mas para os capitões, era o meio de rebelar contra os poderosos,eram excluídos da sociedade, tinha de se alimentar e se vestir no meio do mato as dificuldades eram grande tinham de saquear invadir não matar minha OBServação. Assina CML

    ResponderExcluir
  24. Todos sabem que Lampião dividia seu grupo em subgrupos que agiam e se movimentavam de maneira INDEPENDENTE no Nordeste . Ou seja , vários crimes foram poderiam ser cometidos SIM em localidades diferentes com pouca diferença nas datas e seriam postos na conta de Lampião, justamente porque esse era o objetivo dele próprio para assim deixar a polícia confusa . Devemos estudar os fatos históricos o mais próximo da realidade possível e não tentar fazer de um criminoso um mito ou uma espécie de Robin Hood do sertão porque isso Lampião não era . Se todo nordestino ou brasileiro sofrido fosse roubar , matar , estuprar e sangrar pessoas não sobraria ninguem honesto . Pelo contrário , o verdadeiro herói é o que luta sem prejudicar nem trazer sofrimento aos outros.Se fizerem um " memorial para o cangaço " façam também para as suas VÍTIMAS . Deixem de ser demagogos só porque são parentes desse ou daquele cangaceiro .

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK