CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

domingo, 27 de novembro de 2011

"ADVENTUS" - A PLENITUDE DOS TEMPOS!

"(...) ao Rei que vem, ao Senhor que se aproxima"
Leandro Martins
Estamos no Tempo Litúrgico do Advento. Essa palavra tem origem na língua latina, sendo derivada de “Adventus”, (“chegada”) que por sua vez vem de “Adveniere” (“Chegar a”). Há quem pergunte: Chegada de que? O que se aproxima?
A estas indagações podemos dizer que é chegada “a plenitude dos tempos” (Gl 4, 4), o momento histórico em que o Verbo se fez carne e veio habitar em nosso meio! (Jo 1, 14)
O Advento compreende as quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor, sendo um tempo de preparação para a vinda do Messias, ao longo dessas quatro semanas devem aumentar em nós a alegria, a esperança e a caridade para com nossos irmãos.
Com a celebração do Advento a Igreja retoma a esperança da vinda do
Cristo Salvador, renovando o desejo de sua vinda definitiva!
“Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: "É preciso que Ele cresça e que eu diminua”” (Jo 3,30). (CIC § 524) (2)
Um dos principais símbolos do Advento é a Coroa (ou Grinalda), feita de galhos ou ramos verdes, em forma de círculo, onde se colocam quatro velas, cada uma simbolizando um Domingo. Cada vela que é acesa num Domingo do Advento, representando a luz do Cristo, que vai se tornando mais resplandecente a cada dia que se aproxima o Natal.
Ao término dessa preparação, possamos estar prontos a receber o Rei do Universo, que nasce pobre e frágil (Lc 2,10-16ss) a fim de assumir a nossa natureza e redimi-la, nos propiciando o caminho da Salvação(Fl 2,6-11; Hb 4,15). Que o Cristo nasça a cada dia em nossos corações, tornando nossa vida um constante Advento em preparação ao encontro definitivo com o Pai.
In Caritate Christi,

Leandro Martins de Jesus (3)
NOTAS:
1 - Breviário, no Invitatório das Matinas. (Forma breve de ofício divino ou prece da Igreja para uso dos cléricos)
2 – Catecismo da Igreja Católica.
3 – Catequista, Membro da Coordenação do Curso de Teologia para Leigos(as) do Vicariato S. João.

8 comentários:

  1. Leituras Bíblicas
    1º Domingo do Advendo (27-11-11:
    1ª Leitura - Is 63,16b-17.19b;64,2b-7
    Salmo - Is 79 2ac.3b.15-16.18-19(R.4)
    2ª Leitura - ICor 1,3-9
    Evangelho - Mc 13,33-37

    2º Domingo do Advendo (04-12-11:
    1ª Leitura - Is 40,1-5.9-11
    Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R.8)
    2ª Leitura - 2Pd 3,8-14
    Evangelho - Mc 1,1-8

    3º Domingo do Advendo (11-12-11):
    1ª Leitura - Is 61,1-2a.10-11
    Salmo - Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)
    2ª Leitura - 1Ts 5,16-24
    Evangelho - Jo 1,6-8.19-28

    4º Domingo do Advendo (18-12-11:
    1ª Leitura - 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16
    Salmo - Sl 88,2-3.4-5.27.29 (R.2a)
    2ª Leitura - Rm 16,25-27
    Evangelho - Lc 1,26-38

    NATAL DO SENHOR(25-12-11:
    1ª Leitura - Is 52,7-10
    Salmo - Sl 97,1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R.3c)
    2ª Leitura - Hb 1, 1-6
    Evangelho - Jo 1,1-18
    Opcional: Evangelho - Jo 1,1-5 8B 9-14

    OBS: para acompanhar a Liturgia Diária acesse:
    http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php

    ResponderExcluir
  2. que este tempo nos fortaleça para recebermos aquele que vem em nome so senhor!

    ResponderExcluir
  3. COMO SEMPRE LEO, VC ESCREVE MAJESTOSAMENTE. PARABENS

    ResponderExcluir
  4. A VERDADEIRA HISTORIA DO NATAL
    ORIGENS PAGÃS
    mitra.jpgQuando buscamos a verdadeira história do Natal, acabamos diante de rituais e deuses pagãos. Sabemos que Jesus Cristo foi colocado numa festa que nada tinha haver com Ele. O verdadeiro simbolismo de Natal oculta transcendentes mistérios. Esta festividade tem sua origem fixada no paganismo. Era um dia consagrado à celebração do “Sol Invicto”. O Sol tem sua representação no deus greco-romano Apolo e, seus equivalentes entre outros povos pagãos são diversos: Ra, o deus egípcio, Utudos na Babilônia, Surya da Índia e também Baal e Mitra.

    Mitra era muito apreciado pelos romanos, seus rituais eram apenas homens que participavam. Era uma religião de iniciação secreta, semelhante aos existes na Maçonaria. Aureliano (227-275 d.C), Imperador da Roma, estabeleceu no ano de 273 d.C., o dia do nascimento do Sol em 25 de dezembro “Natalis Solis Invcti”, que significava o nascimento do Sol invencível. Todo O Império passou a comemorar neste dia o nascimento de Mitra-Menino, Deus Indo-Persa da Luz, que também foi visitado por magos que lhe ofertaram mirra, incenso e ouro. Era também nesta noite o início do Solstício de Inverno, segundo o Calendário Juliano, que seguia a “Saturnalia” (17 a 24 de dezembro), festa em homenagem à Saturno. Era portanto, solenizado o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte e o nascimento de um Novo Sol. Este fenômeno astronômico é exatamente o oposto em nosso Hemisfério Sul.

    Estas festividades pagãs estavam muito arraigadas nos costumes populares desde os tempos imemoráveis para serem suprimidas com a advento do Cristianismo, incluso como religião oficial por Decreto por Constantino (317-337 d.C), então Imperador de Roma. Como antigo adorador do Sol, sua influência foi configurada quando ele fez do dia 25 de dezembro uma Festa Cristã. Ele transformou as celebrações de homenagens à Mitra, Baal, Apolo e outros deuses, na festa de nascimento de Jesus Cristo. Uma forma de sincretismo religioso. Assim, rituais, crenças, costumes e mitos pagãos passam a ser patrimônio da “Nova Fé”, convertendo-se deuses locais em santos, virgens em anjos e transformando ancestrais santuários em Igrejas de culto cristão. Deve-se levar em consideração que o universo romano foi educado com os costumes pagãos, portanto não poderia ocorrer nada diferente.

    Todavia, o povo cristão do Oriente, adaptou esta celebração para 6 de janeiro, possivelmente por uma reminiscência pagã também, pois esta é a data da aparição de Osíris entre os egípcios e de Dionísio entre os gregos.

    ResponderExcluir
  5. Em resposta ao "anônimo" acima, apresento uma abalizada análise acerca da data do Natal.

    Fora polêmica de datas, o Tempo liturgico nos traz presente o Mistério da Encarnação do Verbo, além da esperança do seu Advento final, escatológico, na parusia. Não queremos neste espaço e com este artigo, criar polêmica, apenas dar um texto para reflexão aos cristãos que queiram. (Leandro).

    A DATA DO NATAL
    Por William J. Tighe (corresponsável pela "Touchstone" e professor adjunto na Universidade de Muhlenberg-ALEMANHA.
    Fonte: http://www.apologetica.org
    Tradução: Carlos Martins Nabeto
    Publicado em 18/05/2009

    Calculando-se a data do Natal conclui-se que não foram os cristãos que adotaram uma festa pagã, mas justamente o inverso...

    Muitos cristãos crêem que o Cristianismo celebra o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro porque os Padres da Igreja se apropriaram da data de uma festa pagã. Quase ninguém dá importância a este fato, exceto alguns grupos evangélicos minoritários de origem norte-americana, que parecem interpretar que isso converte o Natal em uma festa pagã. No entanto, resta interessante saber que a opção pelo 25 de dezembro é resultado das tentativas efetuadas pelos primeiros cristãos em investigar a data de nascimento de Jesus baseando-se em cálculos do calendário que nada tinham a ver com as festividades pagãs. Ao contrário, a festa pagã do "Nascimento do Sol Invicto" foi instituída pelo imperador romano Aurélio para ser comemorada em 25 de dezembro de 274, quase com toda certeza como tentativa de criar a alternativa pagã para uma data que já gozava de certa importância para os cristãos romanos. Com efeito, "as origens pagãs do Natal" são um mito sem fundamento histórico....

    LEAIA O ARTIGO COMPLETO NESTE ENDEREÇO:
    http://www.veritatis.com.br/article/5677

    ResponderExcluir
  6. JESUS CRISTO, SENDO RICO, FEZ-SE POBRE PARA NOS TORNAR RICOS

    II Coríntios 8:9



    Jesus é, e sempre foi, o Senhor do mundo. Ele é dono e Senhor de todas as riquezas do universo, mas, na plenitude dos tempos, despojou-se de tudo e de toda a glória que tinha com Deus e, por Sua vontade, fez-se homem, pobre, humilde, para vir a este mundo buscar e salvar o que se havia perdido - o homem!



    O Verbo de Deus fez-se carne e habitou entre nós e vimos e Sua glória, cheia de graça e de verdade, como a glória do Unigénito do Pai. Aleluia! Aleluia!



    Jesus nasceu, humilde e pobre, num simples estábulo das cercanias de Belém, para nos enriquecer da graça maravilhosa de Deus!



    Este era o único caminho para que o homem pudesse voltar a Deus e ser verdadeiramente feliz, já que o seu pecado jamais o deixaria ser feliz.



    Neste Natal louvamos e bendizemos a Deus porque nos deu Jesus para ser o nosso Salvador e Senhor! Como é bom ser pertença Sua! Como é bom ser ovelha do Seu rebanho!



    Já aceitaste Jesus e te tornaste ovelha do Seu rebanho? Já és rico da Sua graça? Já és um salvo ou ainda vives amargurado e triste com o peso dos teus pecados?



    Jesus quer aliviar-te e envolver-te na Sua maravilhosa graça. Crê no Senhor Jesus e aceita-O como Salvador e Senhor da tua vida.



    Aproveita o tempo da boa vontade de Deus. Hoje ainda a porta está aberta.

    ResponderExcluir
  7. Jesus Cristo nasceu quando César Augusto decretou o primeiro recenseamento, sendo Cirénio presidente da Síria (Bíblia, S. Lucas. 2:1,2) - e segundo os elementos históricos existentes, tal terá ocorrido cerca do ano 4 a.C..

    Lemos no Evangelho segundo S.Lucas 2:4, que Maria e o seu marido José, subiram a Belém para se recensearem e foi nessa cidade que Ele nasceu, cumprindo assim a profecia de Miqueias. 5:2.

    Não se sabe o dia em que Jesus nasceu, mas certamente não ocorreu em 25 de Dezembro, uma vez que em Israel, e sobretudo de noite, a temperatura é muito baixa, sendo pois impossível que existissem pastores nos campos depois das chuvas de Outubro (cfr. Bíblia, Livro de Esdras 10:9-13; Cantares de Salomão 2:11), sabendo ainda que os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e colocavam-nos no curral no mais tardar até o dia 15 de outubro, para protegê-los do frio e da estação chuvosa que se seguia.





    Ora, quando Jesus nasceu, os anjos anunciaram aos pastores a boa-nova (Lc. 2:8-12). Pela mesma razão, certamente que os recenseamentos não se realizavam no Inverno, uma vez que os caminhos eram longos e difíceis. Devemos notar ainda que os judeus eram um povo muito sensível. Se os romanos lhes impusessem uma obrigação, como o recenseamento durante o Inverno, certamente que toda a nação se revoltaria perante tal imposição.

    Aliás, se analisarmos a Bíblia diligentemente, concluiremos que a concepção operada, segundo a Bíblia, pelo Espírito Santo em Maria deve ter-se dado no fim de Dezembro ou início de Janeiro, já que Zacarias, o sacerdote, era membro da ordem de Abias (S. Lucas 1:5). A ordem de sacerdotes de Abias era a oitava a servir no templo (1Crónicas. 24:10), servindo oito semanas depois da conclusão da páscoa. A concepção de João ocorreu nesta altura e só no sexto mês (S. Lucas 1:26) o anjo apareceu a Maria - ou seja, talvez no fim Dezembro ou Janeiro. Logo, Jesus terá nascido em Setembro ou, no máximo, em Outubro do ano 04 a.C..

    O verdadeiro sentido do Natal resume-se num versículo do Evangelho segundo S. João, que passamos a transcrever: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, o Senhor Jesus Cristo, para que todo aquele que nEle crê, não se perca, mas tenha a vida eterna" (cap. III, versículo 16).

    Que possamos compreender este verdadeiro sentido do Natal. Mais do que as festas, as prendas ou o ambiente, importa encontrar o Senhor Jesus Cristo, do Natal e da Cruz, em Pessoa. E isso obtém-se mediante a confissão dos seus pecados e arrepender-se junto a Ele em oração, crendo que Ele é o Único Mediador entre Deus e você e que é Suficiente para o perdoar de toda a injustiça, tornando-o assim filho de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Comentários sobre o Advento – 2011

    1º Domingo – 27-11-2011
    Neste primeiro Domingo do Advento, a mensagem principal do Senhor é a vigilância que o Cristão deve ter constantemente em sua vida, pois: “não sabeis quando o Senhor da casa voltará” (cf. Mc 13,35)
    É preciso viver cada dia à espera do encontro com o Senhor, vigiando e colocando as suas esperanças Nele.

    2º Domingo – 04-12-2011
    A Palavra do Senhor neste segundo Domingo do Advento nos convida a conversão, como apela S. João Batista, o último dos Profetas: “Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." (cf. Mc 1,7-8)

    3º Domingo – 11-12-2011
    Neste terceiro Domingo do Advento, o Domingo da Alegria (Gaudette), S. Paulo nos conclama: “Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar” (cf. 1 Tess 5,16-17). No Evangelho, os primeiros discípulos começam a seguir Jesus, a converterem-se alegremente ao Mestre (Rabi), que liberta os homens dos “espíritos impuros” e do pecado que gera a morte eterna. (cf. Jo 1, 6-8.19-28)

    4º Domingo – 18-12-2011
    Neste terceiro Domingo do Advento a Palavra do Senhor nos mostra a anunciação do Anjo Gabriel a Santa Maria, que se pergunta como tudo aconteceria, ao passo que após a resposta do Anjo, Maria dá o seu “SIM” ao projeto salvífico de Deus: “Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.(...) Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” (cf. Lc 1,35-36.38).

    Leandro Martins de Jesus
    Em 09-12-2011.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK