CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

OS MIL E UM CONTOS E AS SAUDADES DE ALAÍDE PITON BARRETO.

Nesse final de ano muitas lembranças afloram nos meus sentidos, algumas delas fazem me lembrar de algumas pessoas especiais que passaram pela minha vida e que deixaram em mim impregnado um pouco de sua história.
Tiago Bottino J. Brige
ALAÍDE PITON BARRETO, era moradora da Rua GÓES CALMOM no centro de Itapetinga. Foi uma pessoa esplendorosamente fascinante.
Alaíde dificilmente pisava o pé na rua, na varanda de sua casa tinha uma cadeira branca de ferro, onde ela todas as noites se sentava para olhar a Góes Calmon, dalí se mantinha informada de tudo, tudo mesmo, que ocorria em Itapetinga.
Quando passava pela sua casa para visitar Roberto ou Marcos Caetano LAÍDE logo me falava:
-  Tiago, você está sabendo das novidades?
Poderia ter a coisa mais importante para fazer naquele momento que adiava na hora! Os contos de Laide me mantinham informado de tudo e quase sempre me faziam rir o dia todo, não havia uma gravidez ou um caso “secreto” de Itapetinga que ela não soubesse. O telefone tocava a toda hora, era Dona Maria, Dona Setilha e outras amigas... e as novidades rodavam... E a gente ria que chegava chorar dos “causos” contados.
Laide era muito magrinha, com o corpinho curvado e frágil... ao mesmo tempo deixava transparecer uma força gigantesca, principalmente se mexessem com seus dois “filhotes” MARCOS CAETANO E ROBERTO CAETANO, afilhados que foram mais que filhos para ela. Eu sempre brincava e zoava
Laide, que sempre se vestia toda de branco.
- Laide tu ta indo para um centro de macumba é??? Virou mãe de Santo foi????
Ela morria de rir e acabava me dando o troco com alguma outra tirada.
OS CONSELHOS DE LAÍDE
Os conselhos que a nossa saudosa amiga nos davam eram quase sempre recheados de humor e cheios de graça, próprios dela:
- Tiago menino, não case com uma mulher branca demais não viu!
- Porque Laíde?
E ela logo respondia com um tom sério:
- Desbota!
Outras das preocupações de Laíde era nos ascender financeiramente:
- Tiago mais Roberto, vou casar vocês com uma COROOOOOOOOOOONA bem riiiiiiiiica!!!! 
- Ué, porque Laíde? E ela bem séria respondia: 
- Pobre quando casa com pobre pede esmola!
E vinha ela com mais uma de suas pérolas:
- “Queria era ser bem preta, bem negona mesmo... E eu perguntava de novo: Porque? - Olha pra mim, to acabada, preto não envelhece não, você e Roberto vão ficar jovens a vida toda, conheço uma mulher bem preta, ela já tem mais de 100 anos, parece que tem 20!!!! E a gente morria de rir das histórias e conselhos de Laíde.
Quando ALAIDE PITON morreu em 2001 meu coração se entristeceu, a ingenuidade daquela velhinha, a alegria e o seu sorriso ficavam tilintando dentro de mim. Roberto Caetano ficou totalmente destruído psicologicamente, havia perdido o seu porto, uma pessoa que havia ocupado um lugar quase que espiritual em sua vida. Não havia nada que Laide não fizesse graça, mesmos dos problemas que vivia.
Hoje, 10 anos depois de sua morte, achei importante resgatar a memória de Laide, e de milhares de velhinhas que morrem em Itapetinga e são esquecidas por todos.
Onde ALAÍDE PITON BARRETO estiver quero que saiba que sinto saudades, da amizade, dos sorrisos e dos contos e causos que ela me narrava. Queria que ela pudesse conhecer meus dois filhos ENZO E GABRIEL, que conhecesse minha esposa, e que pudesse tomar um café em minha casa, saber que EU, ROBERTO E MARCOS conseguimos crescer, apesar de tudo conspirar contra nós. Queria que ela soubesse que me casei com uma moreninha, e não com uma “branquelinha”, como ela tanto falava... sinto saudades minha amiga Laide, muitas saudades...

16 comentários:

  1. Tiago, vc esqueceu de falar do vento, quando laide passava a gente falava, laíde olha o vento pra não te levar...

    ResponderExcluir
  2. Convivi pouco tempo com ela, mas sempre ela mim tratava bem quando chegava a sua casa, sempre que meu pai mim levava la para visita-la...nao mim recordo bem as coisas que ela mim falava mas ela mim recordo que ela brincava comigo, gostaria de ter passado mas tempo para conhece-la melhor
    Irving Caetano

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de conhecer, é tudo isso que você fala, Tiago, bom postar coisas desse tipo por aqui, pra lembrarmos de pessoas e coisas boas!!Ah, só uma correção, a amiga dela não era Setilha, era Setíria, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Tiago, muito interessante, as vezes nos esquecemos de coisas que fizemos e vivemos na infancia ao lado de pessoas que ja se foram, tambem tenho muitas lembrancas de pessoas maravilhosas que fizeram parte do meu passado.

    ResponderExcluir
  5. ACHEI BACANA ISSO THIAGO,MAS TU PODE TBM FAZER ISSO COM PESSOAS Q ESTÃO AQUI CONOSCO E SÃO LÇIÇÕES DE VIDA P/ NÓS.iNFELIZMENTE,Ñ TIVE O PRAZER DE CONHECER DONA ALAÍDE,MAS SÓ DE VC NARRAR ESSAS LEMBRANÇAS É COMO SE A TIVESSE CONHECIDO.VALEU!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto Tiagão, Pena que: A NOSSA ESTAÇÃO NÃO É SÓ VERÃO!

    ResponderExcluir
  7. tiago, tive ñ so o prazer de conhecer mas conviver com ela dona BELA e dona URCINA pessoas q jamais eu vou esquecer.quando eu voltava da vendagem dos salgados q dona CINA fazia eu passava pela casa de dona ALAIDE para tomar café com leite,pois a mesma fazia qeustão de deixar o meu café. ela sempre me falava menino não toma banho não, eu perguntava:porquer não?ela dizia:pra não gastar a pele menino.saudade,tempos q ñ volta mais valeu TIAGÃO RECORDEI MUITAS COISAS.

    ResponderExcluir
  8. As vezes nobre Bottino,anjos passam pela vida da gente e nós nem nos damos conta disto,Alaíde era um anjo de Deus que ajudou várias pessoas,era caridosa e humana e como boa descendente de italianos era super família.

    ResponderExcluir
  9. Ela deixou muitas saudades.Lembro do carinho e do amor por nós,até chorei ao ler essa mensagem que vc escreveu, é bom saber que ela tinha muitos amigos.Vai ficar pra sempre em nossos corações.

    Por: Cristina Rolim

    ResponderExcluir
  10. saudades da minha grande amiga!!!

    ResponderExcluir
  11. saudades de minha grande amiga!!!

    ResponderExcluir
  12. Quando li a reportagem eu chorei, porque são essas pessoas que faz diferença em nossas vidas

    ResponderExcluir
  13. Nossa, q emoção saber da minha Dinha Lai!!!!!! Ate chorei ao recordar da minha infância na rua Goês Calmon n 65. Lá eu dormia, as vezes, ninada pela minha Dinha, comia sua comidinha em montinhos q ela fazia com suas mãos. Hummmmm!!!! Q sabor maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  14. Quanta emoção saber o quanto minha Dinha Lai era querida!!!! Lembro-me muito bem dela na casa da Rua Goês Calmon num 65, lá eu brinquei muito e vivi a melhor parte da minha infância.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, q emoção saber da minha Dinha Lai!!!!!! Ate chorei ao recordar da minha infância na rua Goês Calmon n 65. Lá eu dormia, as vezes, ninada pela minha Dinha, comia sua comidinha em montinhos q ela fazia com suas mãos. Hummmmm!!!! Q sabor maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  16. Minha querida Lai, era assim que eu a chamava, ela quem me levava pra passear juntamente com minha irmã, praticamente ajudou minha mãe a nos criar. Morei na mesma rua que ela e sempre ia pra casa dela as tardes para conversar e ve-la fazer artesanatos com tecidos. Eu sempre comia bolo que ela ou Lole( a irmã dela fazia). A mãe delas chamava-se Bela, mas eu sempre as ouvia chamar de Bebé. Há poucos dias, quando estava no dentista, tratando de um canal que doia muito, eu vi Lai atrás de mim, me consolando e me fazendo carinho, era ela que veio me fazer uma visita e me lembrar que várias vezes, na minha infância, ela me acompanhou para tratar dos dentes, pois eu tinha pavor de dentista...rsss. Muitas saudades minha querida Lai. Beijos.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK