CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 21 de abril de 2012

HOJE É FERIADO DE TIRADENTES, E QUEM FOI TIRADENTES?

Supostamente, Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, hoje a praça que leva seu nome. Depois de morto, seu corpo foi esquartejado e as partes foram espalhadas pela estrada que levava até Ouro Preto. A cabeça foi exposta ao público, espetada num mastro.
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira. Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
 O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca
da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

4 comentários:

  1. A realidade é bem mais ampla,na verdade eles queriam construir um herói...
    vejamos algo sobre o Tiradentes
    Ele tinha função no exercito(Alferes posto equivalente e 2º Ten);
    Era Dono de escravos;
    Maçom;
    Depois de um terremoto em Portugal que deixou o país muito destruído,nosso colonizador passou a cobrar cada vez mais imposto chegando a 1/5.
    Os ricos daqui se revoltaram é lógico...Entre eles:
    Joaquim Silvério dos Reis, coronel
    Basílio de Brito Malheiro do Lago,Tenente-coronel
    Tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade
    Domingos de Abreu Vieira,coronél
    Carlos Correia de Toledo e Melo, José da Silva e Oliveira Rolim e Manuel Rodrigues da Costa,padres;
    O intenção do movimento era estabelecer um governo republicano independente de Portugal e visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais.
    o movimento deu errado,houve traição,e Tiradentes foi um dos presos ,depois foi enforcado*(alguns historiadores dizem que não houve enforcamento)
    Mais tarde quando ELES conseguiram proclamar a República,precisavam de um herói...daí vem a história de Tiradentes...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem aiacos! Enche-me de alegria ver a sua preocupação em contestar um texto imbuído de engodo, quase uma epopéia. Na minha condição de historiador me deprimo ao ler os equívocos cometidos pela pedagoga Jussara de Barros. A intenção seria levar aos leitores o imbróglio ou o esclarecimento intelectual?. Tiradentes era um burguês, indigno de qualquer mérito social, que defendia o ideal iluminista(corrente imbuída do liberalismo economico) e que tão pouco assumiu a responsabilidade da conjuração para salvar seus amigos. Triradentes fora morto por ser, dentre os seus ilustres amiguinhos burgueses, o menos prestigiado. Os iluministas nao defendiam o fim da escravidão pela emancipação humana mas sim pelo simples fato de que o trabalhador que recebe gorjeta movimenta o mercado produzindo toda a riqueza centralizada nas mãos dos donos dos meios de produção e a sua propria miséria.

    Dica ao dono do blog: beba de fontes que analise o materialismo histórico e a dialética da vida; conheça quem você está lendo através do referencial teórico da mesma; caso goste do que a pedagoga escrevera desconsidere as minhas palavras.

    Análise do texto: um engodo infindo, não apreciável!

    ResponderExcluir
  3. ronaldo juntamene como uma passeria comprou a vulcabras azelia ja esta confirmado

    ResponderExcluir
  4. DE TODOS 0S MÁRTIRES DA HISTÓRIA BRASILEIRA , ESTE FOI O MLHOR MÁTRIR DO NOSSO PAÍS, POIS EM 1792 ELE QUERIA A INDENPENDENCIA DO BRASIL DE PORTUGAL. MAS ELE FOI ENFORCADO PELA INCONFIDÊNCIA MINEIRA. SALVE TIRADENTES. QUE QUERIA QUE ESTA BOSTA FOSSE UM PAÍS SÉRIO. MAS VALEU O ESFORÇO DE TIRADENTES, HOJE SOMOS COLÔNIA DISFARÇADA DOS ESTADOS UNIDOS. SE TIRADANTES VOLTASSE HOJE , COM CERTEZA ELE TERIA VERGONHA DO BRASIL QUE É HOJE.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK