CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONSULTOR DA UNESCO E DO MINISTÉRIO DA CULTURA VISITA ITAPETINGA.

O consultor esteve em Reunião com Eliene Chaves, Secretária de Educação, Mauricio Gomes, Secretário de Cultura e Sérgio Gomes, Secretário de Cultura de Itororó, além da participação de artistas locais.  
Itapetinga será Município Multiplicador no Processo de Criação 
do Sistema Nacional de Cultura no Território. 
 O Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura está em andamento em todo o Brasil. Lançada no mês de março pelo Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa visa apoiar a consolidação de políticas estruturantes para a cultura, através de três ações pontuais: orientação de entes federados sobre o Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura (SNC), auxílio à elaboração dos Planos de Cultura de estados e municípios, e capacitação dos gestores públicos da região Nordeste.
Para orientar estados e municípios sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o MinC firmou acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco), através do qual foram contratados consultores que atuam em todo o país. A etapa atual do programa envolve esclarecimentos sobre o Sistema, apontando metas e benefícios, apresentação de casos de sucesso de municípios integrados ao SNC e suporte para adesão ao Sistema.
Em Itapetinga, foi realizada na tarde desta segunda-feira (21/05), no auditório da Sec. Municipal de Educação, uma reunião envolvendo representantes de instituições locais ligadas a cultura, Eliane Chaves, Sec. De Educação do Município, Mauricio Gomes, Diretor local de Cultura e Sérgio Gomes, Sec. de Cultura de Itororó e Armando Almeida, Consultor da UNESCO e do Ministério da Cultura, que está orientado alguns municípios baianos na criação do Sistema Nacional de Cultura.
A visita de Armando teve como objetivo trabalhar Itapetinga no Território do Médio Sudoeste, como município multiplicador junto ao Sistema Estadual e ao Nacional de Cultura. Em entrevista, ele destacou o potencial da cidade, “Itapetinga avançou bastante no Conselho Municipal de Cultura, com a criação do seu sistema de cultura e o seu Plano Municipal de Cultura, tudo isso em Lei, inclusive o seu Fundo Municipal de Cultura. Eu vejo Itapetinga como um potencial muito grande, tem biblioteca a cerca de cinqüenta anos, tem museu, zoológico, grandes eventos, festivais de musica, de curta metragem, esse município tem potencial para ser multiplicador, não o escolhemos por acaso”, afirmou o consultor.  
Na reunião ficou definido um novo encontro para a primeira quinzena de julho com representantes de todas as cidades do Território, visando à apuração de indicadores, contato com gestores e conselhos de cultura, para coletar mais informações, agendar encontros e seminários, para condução de grupos de trabalho sobre o Sistema Nacional de Cultura.
A Bahia foi o segundo estado da região Nordeste a concluir o processo de adesão ao SNC – Sistema Nacional de Cultura e possui 68 municípios integrados e Itapetinga faz parte deste grupo como multiplicador no território do Sudoeste.
O estado é uma das unidades da federação de maior organização nos setor da cultura, e tem sido um grande parceiro do MinC na implantação do SNC.
Por: Marcia Aguiar - Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK