CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 30 de junho de 2012

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS: NO JUBILEU DE 50 ANOS, O ITAPETINGA AGORA DESVENDA A SUA HISTÓRIA.

JUBILEU DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (1962 -2012) 
* * * 50 anos de Graças e Vitórias * * * 
Texto: Leandro Martins de Jesus 
Fotos: Tiago Bottino J. Brige
LINDAMENTE LINDA, A NOVA IGREJA ENCANTA A TODOS PELA BELEZA
 A paróquia de Nossa Senhora das Graças está em festa pelo seu Jubileu de Ouro (1962 – 2012), são 50 anos de evangelização em nossa cidade, com muitas graças e vitórias! As comemorações da Semana Jubilar começam na próxima quarta – feira (27/06/2012) às 19:30 horas na Igreja Matriz, com a Celebração Eucarística. Nos dias subsequentes acontecerão Celebrações Eucarísticas às 19:30 horas. No dia 01/07/2012, na Concha Acústica acontecerá um dia de mobilização social, com fatos e fotos da História da Paróquia. E finalmente em 02 de julho de 2012, acontecerá a Celebração do Jubileu da Paróquia, com Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano D. Luís Gonzaga da Silva Pepeu, concelebrada pelos padres da Arquidiocese. 
A HISTÓRIA DA PARÓQUIA: DA IRMÃ MARIA PINTO AO AMADO PADRE CARMELITO
A paróquia de Nossa Senhora das Graças de Itapetinga-Ba foi fundada aos 02 de fevereiro de 1962, e teve como o seu primeiro pároco o padre Altamirando Ribeiro dos Santos, empossado em 05 de maio de 1962, pelo então Bispo da Diocese de Vitória da Conquista, D. Jackson Berenguer Prado. 
A história da Paróquia Nossa Senhora das Graças se inicia com a Irmã Maria Pinto, primeira Diretora do Colégio Madre Savina Petrilli, quem primeiro pensou na construção da nova Igreja, e em suas viagens a Vitória da Conquista, informou ao Bispo a sua ideia. 
O Bispo D. Jackson enviou a um morador da comunidade itapetinguense um ofício, pedindo que organizasse uma equipe para construir a nova Igreja. Esse morador reuniu um grupo de pessoas e procuraram o melhor local para a construção da Igreja. O problema foi que o terreno escolhido pertencia a Igreja Batista, e os seus integrantes não queriam vende-lo aos católicos. 
Então, um amigo do Padre João comprou o terreno em seu nome e o repassou para a Igreja. Com a
escritura em mãos, os Congregados Marianos, o Apostolado da Oração, as Filhas de Maria e alguns integrantes da comunidade formaram o caixa para iniciar a construção da Igreja matriz de Nossa Senhora das Graças.
O padre Altamirando foi o primeiro pároco, depois dele vieram, por alguns meses, o padre Jaime, seguindo-se o Frei Isaías, da Congregação dos Frades Capuchinhos; os italianos padres Léo Comissari e Bruno Baldacci (1970-1976). Com o padre Léo Comissari trabalharam o casal de italianos Gionani e Petrina, desenvolvendo um trabalho extraordinário com as Comunidades Eclesiais de Base. Em seguida vem o padre Arnaldo Lima, sucedido pelo padre Bruno que começou a atender a paróquia, incentivando a vinda de missionários do Sagrado Coração de Jesus que assumiram a paróquia em 1982 com o padre Rafael, que atendia as comunidades rurais e de vez em quando celebrava na Paróquia das Graças, e o padre belga Renê Van Loy, que atendia a matriz e as comunidades urbanas.  
Saindo o padre Renê Van Loy, chega o padre Edilberto que assume as paróquias de São José e Nossa Senhora das Graças até a chegada de um novo padre para a paróquia das Graças. 
Em 20/04/1987 toma posse o padre Uilton Pereira da Silva que serviu a paróquia Nossa Senhora das Graças por 13 anos, período bastante dinâmico e de intenso trabalho com a Pastoral do Dízimo. Em 1995 a paróquia adquiriu um potente som para as celebrações na Concha Acústica. Em 1999 promoveu a reforma de todos os salões com a iniciativa da professora Ana Ivo e equipe, que levantaram os recursos, promovendo também a aquisição de bancos, estantes e altares novos. 
Afastando-se um tempo da Diocese, o padre Uilton é substituído pelo padre Valmir Neves que toma posse em 20/08/2000. Dos trabalhos realizados, destaca-se o empenho para a construção da nova Igreja Matriz, já que não a atual não acomodava os paroquianos que aumentavam a cada dia. Em novembro de 2009, após a Festa de Nossa Senhora das Graças, o padre Valmir Neves dá novo impulso ao projeto de construção da nova Igreja de Nossa Senhora das Graças junto à comunidade. Daí em diante muitos foram as atividades e projetos em prol da construção da nova Igreja. O padre Carmelito Andrade toma posse em 23/01/2010, substituindo o Padre Valmir Neves, abraça a causa da construção e aperfeiçoando o projeto junto à comunidade Católica começa a execução da obra, uma casa vizinha da antiga Igreja foi comprada para a ampliação do Templo, juntamente com o espaço garantido pela doação da residência do casal Nair e José Benevides, membros antigos da Paróquia. Enfim, o sonho se torna realidade, com a Graça de Deus! A nova Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Graças está pronta, para a comemoração do seu Jubileu de Ouro (1962 -2012). 
Trabalhadores: reformando a casa de Deus.
A Paróquia Nossa Senhora das Graças compreende o Setor Camacã com a Igreja Matriz; Setor Aparecida (Nova Itapetinga); Comunidades N.Sª Aparecida, Savina Petrilli e São Tiago; Setor Candeias (bairro Clodoaldo Costa), Comunidades Padre Léo e São Lucas; Setor Espírito Santo (bairro primavera), Capela do Divino Espírito Santo e Comunidade Três Arcanjos, Comunidade Sagrado Coração de Jesus em Palmares e Comunidade São Rafael.     
 Colaborador: Leandro Martins de Jesus. 
FONTE: Pesquisa realizada durante os trabalhos das Santas Missões Populares (2004) acrescidas por informações colhidas na Paróquia e dos cuidados do Sr. Valdemar Ferraz;  Jornal Dimensão ano XLI nº 1.683 de 23.06.12; fotos: Paróquia N. Senhora das Graças.  

31 comentários:

  1. nossa igreja ficou linda,confotável espaçosa, tudo na mais perfeita graça... obrigada a tds que contribuiram para a realização desse sonho.OBRIGADA SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  2. esta muito linda a igreja de nossa Senhora das Graças

    ResponderExcluir
  3. ficoou PERFEITA, muito lindaaa graças a Deeus primeirameente e aos fieis quesegueem Jesus

    ResponderExcluir
  4. está lindaaaa mesmo,o latar esta maravilhoso,um sonho realizado.parabéns a todos que contribuio para está graça acontecer e parabéns ao nosso padre,que possamos continuar rezando por ele,pedindo á Deus que lhe dêr muita saude.Esse é um padre que devemos aplaudi-lo de pé.

    ResponderExcluir
  5. Com Deus, tudo é possível p aquele que crer.

    Parecia inacreditável que aquela igrejinha, apertada, simples, sempre lotada, mas aconchegante e cheia de histórias, conseguiria se transformar assim.

    Quantas pessoas tiveram momentos inesqueciveis nessa igreja. Casamentos, batizados, crismas e outros eventos.

    Bela história.

    ResponderExcluir
  6. PENA QUE MEU PAI NÃO VAI PRESENCIAR ESTA FESTA TÃO LINDA POIS DEUS O CHAMOU NA SUA INFINITA GLÓRIA, FIQUE EM PAZ MEU PAI QUERIDO. AQUELES QUE AMAMOS NÃO MORREM APENAS PARTEM ANTES DE NÓS

    ResponderExcluir
  7. Tiago eu cresci ali na igreja das gracas todo domingo era sagrado pra mim e meus dois irmaos.hoje com 30 anos me tornei evangelica mas tenho um amor muito grande pela a igreja das gracas.desejo tudo de bom para todos membros da igreja e que ela seja muito bem vinda a cidade novamente agora reformada e ampliada para o conforto e devoçao de todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábio comentário! Que Deus abençoe você e sua família

      Excluir
  8. muito linda .... q muita gente possa ta recebendo bençao nessa nova casa do senhor.

    ResponderExcluir
  9. A Igreja está maravilhosamente linda! E os Católicos estão de parabéns! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Que Igreja Belíssima!!! Nossa Senhora das Graças merece um templo como esse. Padre Carmelito parabéns pela sua determinação. Que Nossa Senhora continue lhe iluminando.

    ResponderExcluir
  11. Eu também tenho minha história na Igreja das Graças... Lembro 10, 20 anos atrás... que a igreja era bem pequenininha mesmo, só que bem aconchegante, bem amável e parecia que estavámos dentro de nossa casa... tenho saudades daqueles tempos de infância...

    ResponderExcluir
  12. Desde sempre, essa igreja é uma casa de pura benção, as pessoas que fazem parte desta comunidade sempre forão acolhedoras! Sem contar as RENOVAÇÕES CARISMASTICAS perfeitaas... Quee Deus permaneça sempre com todos vcês e que continue a abencoá-los.E Parabéns por ter um padre maravilhoso como Carmelito, homem muitoo determinado!

    ResponderExcluir
  13. Volte novamente Bottino ,a nossa igreja está de braços abertos para te receber,Deus abençoe este templo que é de Jesus dedicado a virgem Maria.

    ResponderExcluir
  14. eu beatriz,[bia] tenho o moior orgulho de ve esta igreja de pe, pois foi com muita fe e muito suor que conseguimos esta graca.obrigado meu senhor por mas esta graca.[a fe nao esta no corpo que se enclina, mas esta na alma do que crer.

    ResponderExcluir
  15. Está linda a nova igreja, Deus dê em dobro, a todos aqueles que contribuíram de alguma forma, pois sei que ela foi erguida com muita garra e perseverança. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  16. .Atravéz de minha Mãe, nos tornamos devotos de N. S. das Graças, tenho conseguido muitas bençãos qdo recorro á ela. Me casei na Igreja das Graças, batizei minha folha mais velha lá, tanto o meu casamento qto o batizado de minha filha foram celebrados pelo Pe. Uilton, minha Mãe qdo era viva tinha muito carinho por ele. E minha história começou nesta Igreja e abençoada por Nossa Senhora das Graças. Ela e os eus fieis merecem esse Templo lindo, ta um sonho, Parabéns a todos, q direto ou indiretamente contribuio para q esse sonho fosse realizado.

    ResponderExcluir
  17. Esta simplismente maravilhosa Nossa Mãe Maria merece
    Deste de sempre sou catolica e amo minha igreja lembro dela bem apertadinha participando ativante de grupo de adolescentes e hoje o céu esta em festa pois Deus nos permitiu e esta graça de construir esta Matriz Maravilhosa
    Serei sempre grata a graça de Deus na certeza de que construirei minha Familia e a edificarei com as bençaõs de Deus e a intercessão de nossa mãe Maria...Caminhando sempre pra o reino de Deus
    E viva aos 50 anosssss
    Viva ao JUBILEU DE OUROOOOO

    ResponderExcluir
  18. Quanto amor existe neste altar!
    Tanta vida para celebrar
    Gente que aqui se uniu, pôs as mãos e o coração
    E em cada detalhe veio preparar
    Flores para enfeitar, velas para iluminar
    Tudo enfim pra celebrar

    O amor maior chegou assim
    Se fez servo para o outro
    Deu sentido ao nosso encontro
    Nossa união, o vinho e o pão:
    Eis o milagre desta comunhão

    Quanta harmonia neste altar!
    Tanta vida para celebrar
    Gente que aqui chegou, o seu tempo dedicou
    E em cada ensaio veio preparar
    Instrumentos pra tocar, vozes para entoar
    Tudo enfim pra celebrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa música é linda! e tem tudo haver...

      Excluir
    2. Letra e Música (vídeo) aqui:
      http://letras.mus.br/walmir-alencar/140851/

      Excluir
  19. Sonho realizado, Parabens Pe. Carmelito pelo seu empenho
    junto a comunidade nesta construção do Templo.
    Obrigado meu Deus, por esta vitória concedida a nós católicos, a te toda honra e toda glória.
    É um presente para Itapetinga, a todos que aqui passarem serão acolhidos por DEUS e por Nossa Senhora das Graças!!!
    Um forte abraço Pe. Carmelito, Deus tedê muuuita saude!

    ResponderExcluir
  20. Coloca as fotos que foram tiradas ontem na quarta noite de festa do jubileu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acesse o blog: gracasitapetinga.blogspot.com, lá estão as fotos de todas as noites.

      Excluir
  21. Agradecemos a Deus e A Nossa Senhora das Graças, Por essa vitória que alcançamos com o apoio do nosso querido padre Carmelito. Muito Obrigado Padre Carmelito... Deus Abençõe o Senhor, Hoje e Sempre!

    ResponderExcluir
  22. Celestina Nolascodomingo, 01 julho, 2012

    Parabéns pela matéria sobrea igreja, gostei muito. Celestina

    ResponderExcluir
  23. PARABÉNS PE CARMELITO, QUE AS BENÇÃOS DE DEUS SEMPRE CAIAM EM SUA VIDA E QUE OS ANJOS DO SENHOR POSSAM ESTÁ SEMPRE DO SEU LADO, ASSIM COMO FOSTE UM ANJO NA VIDA DE TANTAS PESSOAS, COM SEU JEITO SIMPLES MAIS COM UMA RICA SABEDORIA QUE TANTO NOS ENSINA A SERMOS TESTEMUNHOS DE JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  24. Foi linda a festa. Coloque mais fotos...

    ResponderExcluir
  25. Oração Mariana do Séc. III

    Em 1917 a Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra) adquiriu no Egito um pequeno fragmento de papiro de 18 x 9,4 cm (Ryl. III,470), cujo conteúdo foi identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima invocada como Theotókos (=Mãe de Deus) no séc. III. Quando em 431 (séc. V) o Concílio de Éfeso proclamou Maria Theotókos, fez eco a uma tradição cujo primeiro termo conhecido remonta a Orígenes (243 dC).

    Oração contida no fragmento de papiro:

    "Sob a tua misericórdia nos refugiamos,
    Mãe de Deus!
    Não deixes de considerar as nossas súplicas
    em nossas dificuldades.
    Mas livra-nos do perigo,
    única casta e bendita!"

    Fonte: Revista "Pergunte e Responderemos" nº 457

    ResponderExcluir
  26. Que maravilha!
    Quando Deus quer é assim.
    Sonho realizado.
    Parabéns e obrigada a todos que contribuiram direta e/ou indiretamente para esta realização.
    Parabéns ZÉ ALVES, a sua contribuição foi grandiosa. Que Deus continue te abençoando grademente e que Nossa Senhora te cubra com o manto sagrado, te proteja de todos os males.

    ResponderExcluir
  27. Blog da Paróquia:

    http://www.gracasitapetinga.blogspot.com.br/2012/06/comecou-o-nosso-jubileu-de-ouro.html

    Botino,por favor, Publique as Fotos que tirou da Festa...

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK