CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 25 de agosto de 2012

ITAPETINGA: EDUCAÇÃO MUNICIPAL SUPEROU METAS DO IDEB

A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO MELHOROU 37,5% NO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL E 27,58% NO FUNDAMENTAL II. UMA EVOLUÇÃO ELOGIADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Eliene Chaves - Sec. de Educação
As nossas escolas municipais superaram a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estabelecida para o ano de 2011 para o Ensino Fundamental apontada como ideal pelo Governo Federal.
A escola Municipal Rosalina Vésper de Souza (Nova Itapetinga) foi a que obteve a maior pontuação, com 5.2, seguida da Escola Isaura Santana Costa (bairro Clerolândia) com 4.7, da Escola Sinval Palmeira (Vila Riachão) com 4.5 e da Escola Renato Leite (Nova Itapetinga) com 4.4.
O IDEB é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a cada dois anos. A avaliação é realizada desde 2005, quando não foi estabelecida nenhuma meta.
A meta nacional é chegar 6.0 no ano de 2022, embora cada município e estado possua suas metas com base no resultado que foi alcançado em 2005. Assim, Itapetinga que obteve 2,6
em 2005 e 3,2 em 2007, alcançou a expressiva marca de 4,4 nos Anos Iniciais no IDEB de 2011, superior à meta estipulada pelo MEC para o ano de 2017. Nas duas últimas medições (2009 e 2011) houve um crescimento muito expressivo de 37,5%, se comparado com 2007.
Em relação aos Anos Finais do Ensino Fundamental, o resultado de 3,7 superou também a meta estabelecida pelo MEC (que era 3,2). O resultado de 2005 foi 2,8 e de 2007 foi 2,9. A medição dos últimos 4 anos também evidenciou crescimento  na base de 27,58%.
Para a Secretária de Educação, Eliene Moreira Chaves, “estes números demonstram a empenho da atual gestão com a Educação. Os investimentos realizados na educação pela Prefeitura através desta Secretaria nos últimos três anos e meio, a valorização e constante qualificação dos professores estão mudando para melhor o cenário da rede pública municipal de Itapetinga”.
É um momento de comemorar os resultados com toda a comunidade, completa a Secretária, “Parabenizamos os estudantes pelo esforço diário e os trabalhadores da educação, porteiros, merendeiras, professores, serviços gerais, motoristas, auxiliares administrativos e secretários, gestores e coordenadores, pela contribuição nesse crescimento tão significativo”
A equipe da Secretaria de Educação também é lembrada pela Secretária Eliene Chaves “pelo suporte técnico, porque todos aqui ocupam funções que são estratégicas envolvendo as escolas da nossa Rede e ajudam as escolas no andamento das atividades e promovendo um clima favorável à aprendizagem”.
O IDEB não é uma disputa entre estados ou municípios. É, antes de tudo, uma corrida a partir da própria realidade de cada escola, de cada município e de cada estado. É por isto que o crescimento nos Anos Iniciais de29,41% alcançado entre 2009 e 2011 evidencia o quanto a educação em Itapetinga está se desenvolvendo.

18 comentários:

  1. POR GENTILEZA TIAGO, PUBLIQUE ESSE COMENTARIO...
    GOSTARIA DE SABER DA DIREÇÃO DO NAIR JADIROBA ESQUIVEL POR QUE OS ALUNOS DO PRIMARIO Ñ RECEBERAM LIVROS ESSE ANO, GENTE NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE LIVROS, SE O GOVERNO Ñ DISPOES MAIS DESSE IMPORTANTE MATERIAL QUE A ESCOLA DÊ A LISTA DOS LIVROS PARA OS PAIS COMPRAREM, MEU FILHO TODO DIA CHEGA EM CASA E A PRIMEIRA COISA QUE ME DIZ É:- É MINHA MÃE, PARECE QUE ESSE ANO NÓS VAMOS ESTUDAR SÓ COM O QUE A PROFESSOREA ESCREVE NO QUADRO, ISSO ME DOE O CORAÇÃO, PQ EU SINTO QUE ELE GOSTARIA DE TER UM MELHOR DESEMPENHO, MAS A FALTA DE LIVRO Ñ ESTÁ O AJUDANDO, PORTANTO SECRETARIA, COMO MÃE TE PEÇO, INTERCEDA PARA QUE NOSSAS CRIANÇAS DO PRIMARIO DO JANDIROBA RECEBAM LIVROS, MESMO COM O ANO QUASE ACABANDO, DESDE JÁ MUITO OBRIGADA !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, todas as crianças usam o livro do PRESE.O livro é:Quem sou eu? Adotado pelo projeto Prese no qual a turma está inserido inclusive com acompanhamento de psicólogo, direção e coordenação do prese e da escola. Todas as crianças receberam.Maiores informções entre em contato com a escola.

      Excluir
  2. Ainda bem que recuperou, pois em 2010 a avaliação da educação em Itapetinga tinha caido para uma das piores da nossa região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não viu o ográfico. o IDEB de 2009 que foi publicado em 2010 não houve queda. Consulte a pagina do INEP onde estão os resultados. Tem muita gente falano de IDEB sem saber o que é escola.

      Excluir
  3. Sem dúvida alguma, é o reflexo do investimento na educação por parte do Prefeito José Carlos Moura. Este índice é nacional. Itapetinga está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns! Pela garra diaria da Secretaria de Educação de Itapetinga e pela a Equipe que compõe este corpo.Parabéns para todas as escolas de Itapetinga que diariamente conquista com muito empenho os Objetivos.Bom Dia!

    ResponderExcluir
  5. que bom esta escola

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz com o resultado do município e das ecolas, em especial, o da Escola Isaura Costa que tem uma equipe comprometida com a educação de qualidade. Parabéns a todos!!!!

    ResponderExcluir
  7. ELIENE CHAVES DÊ UMA LIÇÃO DE COMPETÊNCIA E HONESTIDADE PARA A SECRETARIA DE SAÚDE ZORAIDE, QUE VEM FAZENDO COM QUE A NOSSA SAÚDE SEJA MAL VISTA PELA POPULAÇÃO.ZÉ CARLOS TEM QUE CORRIGIR ISSO ENQUANTO HÁ TEMPO

    ResponderExcluir
  8. prof eduardo fiscinadomingo, 26 agosto, 2012

    parabens a todos que estão ligados direta e indiretamente a esse avanço !!

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, AOS ALUNOS QUE BUSCARAM NO MUNICÍPIO BOA EDUCAÇÃO E A GESTÃO POR DÁ IMPORTÂNCIA A EDUCAÇÃO!!! PARABÉNSSS, ALÉCIO E ELIENE POR ESTAREM LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

    ResponderExcluir
  10. Cara,isso não quer dizer nada! Vamos ver como vão se sair os alunos das escolas públicas de Itapetinga no ENEM, ai sim,vocês podem fazer campanha política sobre isso para José Carlos Moura. Na entrevista a Uesb TV, ele só disse isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, isto quer dizer tudo. Isto quer dizer inclusive que você não sabe o que fala e que nutre sentimentos contra Itapetinga e seus avanços. Esqueça a politiquinha mesquinha, cara. Veja como você é um pobre ridiculo. o ENEM é exame do Ensino Médio e José Carlos Moura tem na responsabilidade as escolas da Rede Municipal - Ensino Fundamental. Mas se você quer saber, OS ESTUDANTES DE ITAPETINGA OBTERÃO BONS RESULTADOS NO ENEM, EU ACREDITO E VÃO CALAR VOCÊ E AUMENTAR SUA DOR DE COTOVELO E SEU SENTIMENTO CONTRA ITAPETINGA. Ainda dá tempo estudar e entender sobre os assuntos que você quer falar. Por enquanto você está DESNORTEADO.

      Excluir
    2. Até do que é bom vocês reclamam. Aceitem os fatos, a educação de Itapetinga na administração atual esta avançando muito, tanto para os professores, quanto para os alunos.

      Excluir
  11. Parabéns Liu, eu sempre sobre de tua competência.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Escola Rosalina Vesper...muita competência e profissionalismo de todos do quadro de funcionários.é a escola mais organizada do município!!!!

    ResponderExcluir
  13. Fico extremamente feliz pela escola Rosalina Vesper. Apesar de que a escola necessita de muitas melhorias. A cerâmica já foi colocada, e o fôrro das salas também. Mas e o resto? Fico olhando o D. Maria, o Augusto de Carvalho, e o Jandiroba, totalmente reformadas, enquanto o Rosalina, e não só o Rosalina necessitando também de reformas. De parabéns todo quadro de funcionários do Rosalina, e em especial a diretora Andreia Antunes, que vem fazendo um ótimo trabalho como gestora dessa escola. 1º lugar não é pra qualquer um. Mas secretária de educação, olhe com mais carinho para essa escola, e dê a ela o valor que mereçe. Aqui mesmo deveria ter fotos tanto da diretora, como professores, alunos e até mesmo da escola, para que todos possam conhecer essa menina dos olhos da educação de Itapetinga.

    ResponderExcluir
  14. Tenho muito orgulho de ter feito parte do quadro de professores dessa escola! venho aqui parabenizar todos os alunos do 5º ano e minhas queridas colegas Glória e Sirlene por termos feito um lindo trabalho ano passado!
    Saudade meninas!
    beijo
    Ruth

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK