CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BAIANA DE 16 ANOS É APROVADA EM MEDICINA NA UFBA SEM CURSAR ENSINO MÉDIO

No chão do quarto, um volume surrado de Harry Potter e a Pedra Filosofal (em versão econômica) parece esquecido. Na prateleira, só algumas obras de literatura — de Jeff Lindsay a Machado de Assis. E, sobre o armário, duas únicas caixas dão conta dos materiais que preservou da escola. Com apenas 16 anos, e sem nem cursar o terceiro ano do ensino médio, Maria Paula Frias já está aprovada para o curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o quinto mais disputado do país. Detalhe: ela obteve a 10ª maior nota entre os classificados.
Apesar do desempenho, Maria Paula ainda não pôde se matricular na Ufba. Isso porque sua idade
não permite obter o certificado de conclusão do ensino médio, necessário para a matrícula. A família, então, entrou com uma ação na Justiça para que a filha pudesse cursar o ensino superior sem precisar voltar à escola — o Colégio Sartre COC — onde as aulas já começaram. A juíza Renata Mesquita, da 14ª Vara Cível Federal entendeu que ela merece, sim, a vaga e emitiu uma liminar garantindo sua pré-matrícula — o que ela já fez na última segunda-feira.
Segundo o advogado da menina, Antonio Jorge Santos, a decisão se baseou no artigo 205 da Constituição que versa sobre “razoabilidade e proporcionalidade”. “Decisões como esta valorizam a meritocracia, garantindo o acesso da jovem à universidade sem precisar concluir o ensino médio”, disse. Justiça à parte, Maria Paula já pode, inclusive, colocar no currículo duas aprovações em Enem.
Isso porque em 2012, quando ainda cursava o primeiro ano do ensino média, ela obteve 878 pontos — desempenho que lhe garantira vaga na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, ela tem quatro medalhas em Olimpíadas Brasileiras de Química – duas de ouro, uma de prata e outra de bronze. Apesar de tudo, ela tinha dúvidas se seria classificada para a Ufba. “Era o meu sonho, mas eu não tinha ideia de que iria tão bem”, diz.
“Você não é deste mundo!”, “É um alienígena”, ouviu dos amigos. Mas está enganado o leitor se concorda, pois ela não tem nada de anormal. Muito estudiosa e responsável, ela revisava todos os assuntos da escola diariamente, mas nunca abdicou da vida social e jamais deixou de curtir os fins de semana. “Não sou a pessoa que mais estuda no mundo”, revela.
Maria Paula conta, inclusive, que só depois de tirar uma soneca de meia hora e ir à academia se dedicava aos conteúdos para o Enem. Filha de cubanos, ela nasceu no Rio e vive em Salvador desde 2009. Hoje, mora na Pituba. A mãe, socióloga, e o pai, engenheiro nuclear, são seus exemplos. Mas o interesse em Medicina veio da vontade de exercer a solidariedade e a “arte de fazer cirurgias”.
Texto: ITABERABA NOTICIAS

13 comentários:

  1. Se quando se inscreve, já sabe que só poderá fazer a matrícula, caso passe. se tiver concluído o ensino médio, por que é que resolve processar e o escambau? Acho isso tão sem-noção. Para se inscrever no vestibular da UFRGS por exemplo, você tem que declarar que ou é pretendente à vaga ou é treineiro, caso não tenha concluido o EM. Nesse último caso, o candidato assina o termo de que está ciente de que se aprovado, não poderá ingressar no curso pois as vagas estão reservadas para os que preenchem o requisito: EM concluído. Assim, a Universidade se livra disso. Entra no 'jogo' sabendo as regras e aceita no início, mas querem virar o jogo e criar confusão quando acham que vão perder. Se passou dessa vez, passa de novo, é claro. A não ser que tenha sido uma 'loteria' hehehheheheh chutou adoidado e acabou acertando e agora tem medo de perder a chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc e um burro porque se ela não podesse se escrever ea não teria,mas para a sua informação ela fez o enem que e um direito do estudante para obter pontos para o vestibular e se ela foi muito bem e porque tem capacidade de fazer uma faculdade,agora e brincadeira brasil de merda 16 anos não pode entrar para uma faculdade e pode ter escolher um presidente para governa-lo.que capacidade e essa so serve para beneficia-los.

      Excluir
    2. Concordo plenamente... Todo mundo cursa o Ensino Medio, so pq ela é mas inteligente tem q pular essa fase, não acho certo... Tem q voltar pra escola sim, comos todo mundo...

      Excluir
  2. Inteligente Bonita, Legal,me passa o numero dela, Botino!

    ResponderExcluir
  3. Finalmente uma noticia boa,parabéns menina lute pelo o que é seu.Muitos irão te parabenizar e outros...

    ResponderExcluir
  4. Itelijente e gostosa.parabens

    ResponderExcluir
  5. Que Deus ter abençoe menina. Somente os capacitados por ele serão agraciados pela riqueza de alma e humildade. Vá em frente lute porque a vitória é sua.

    ResponderExcluir
  6. esta menina é uma exeçao pois a maioria das baianas so pensam em namorar e festa...parabens menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: a garota ñ é baiana ela é carioca, leia a reportagem direito. Olha o pai dela e a mãe; a garota vem de uma linhagem de inteligentes. Porque inteligência vc nasce com ela; e sabedoria com tempo vc adquire.

      Excluir
  7. Com base em informações públicada na UOL, uma garota de 14 anos entrou na justiça para poder se matricular em uma instituição de ensino superior, e, a justiça garantiu a ela o direito.Segue o link
    http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/22/aluna-de-14-anos-passa-em-5-lugar-na-ufms-e-justica-garante-matricula.htm

    ResponderExcluir
  8. Meu DEUS..... OLHA SÓ O QUE ESSE ANÔNIMO há CIMA DIZ: O SEGUNDO ANÔNIMO.. sem sombra de dúvidas é mulher. Filha ela foi capaz ela estudou pra isso acontecer. Estude também querida a sorte não escolhe quem vai abraça-la. Mas a vontade de ser uma pessoa melhor de ter sucesso na vida isso só depende de cada um de nós. E há dela veio atona.. Parabéns MARIA PAULA SUCESSO!!

    ResponderExcluir
  9. Tem gente que é de mais viu..Se gente superior disse que ela deve cursar a faculdade sem terminar o segundo grau, qual o probléma? não existe esse négocio de que passou e se fizer novamente passa dinovo. Ela tem que agarrar sim, pq quem perdeu noites e noites estudando se dedicando se dando o melhor com certesa nao foi nenhum de vcs que criticam. Sém dúvidas nunca foram aprovados em merda nenhuma porque a inveja nunca os deixa-ram.A garota se deu pra que isso fosse possivél. Estude tbm pessoal, entre com seus direitos. Agora uma cambada de adultos ja barbados e mulheres velhas só porque terminaram os estudos e não obteve sucesso na vida decide assim, sem argumentos falar da vida de que é nova, inteligente e que quer algo da vida.. Passiência... E se for pra brigar entre com o nome por favor e vamos descultir o assunto por que estou pronta apta para isso!!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK