CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 31 de março de 2014

ITAPETINGA: ESPECIALISTAS VÃO ESTUDAR CASO RARO DE FAMÍLIA DA CIDADE COM CATARATA CONGÊNITA

O problema foi identificado após o "SAÚDE EM MOVIMENTO" - Mutirão de Saúde realizado em Parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado. 16 pessoas de uma mesma foram diagnosticadas com doença. A Família passou por cirurgia. 'Espero que não zombem de mim', diz menino.
G1 - GLOBO - O Programa SAÚDE EM MOVIMENTO, realizado em Itapetinga,  identificou um caso raro. Dezesseis pessoas de uma mesma família foram diagnosticadas com catarata congênita.
A doença forma uma espécie de névoa branca no olho e deixa a pessoa com muita dificuldade para enxergar.
Dona Maria conta que dos nove filhos dela, seis tiveram a doença. Segundo a moradora, o problema fez com que a família sofresse preconceito. "Para falar da minha casa, eles não falam os nomes das pessoas. Falam assim: 'Na casa da família do povo cego'", critica.
O mais novo portador da doença é um bebê de 11 meses de vida. Após diagnosticados com catarata congênica, quase toda a família foi submetida a uma cirurgia realizada através do mutirão de atendimento
promovido pelo programa Saúde em Movimento.
Ainda usando óculos escuros em razão do procedimento cirúrgico, o pequeno Antônio comemora não ter mais que precisar sentar na frente da classe durante as aulas. "Estudar melhor e não sentar na frente como eu sentava, perto do quadro. Espero que as pessoas não zombem de mim mais", deseja.
O caso da família será estudado por especialistas em São Paulo. "Nós vamos junto com a Universidade Federal de São Paulo e pesquisadores investigar a causa genética dessa doença que resultou na catarata congênita dessa família", afirma o cirurgião Ruy Cunha Filho.
Mutirão
Desde o dia 26 de março, moradores de mais de 20 municípios da Bahia recebem atendimento oftalmológico através do programa Saúde em Movimento. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a expectativa é que até o final da ação, que se encerra na terça-feira (1º), sejam realizadas 1500 cirurgias de catarata e cinco mil consultas oftalmológicas.
Segundo a Sesab, o público alvo da estratégia Saúde em Movimento é formado por alunos do programa Todos pela Educação (Topa) e pela população com idade a partir de 60 anos. Para ser atendido, o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu município. O procedimento é gratuito.

7 comentários:

  1. esta familia merece esse apoio

    ResponderExcluir
  2. Legal esse movimento, espero qe essa família não sofram mais preconceitos da parte de pessoas pobre de espírito e nojentas qe tem nessa cidade, feliz por eles. e que outras pessoas tenham a mesma sorte.

    ResponderExcluir
  3. gente como tem pessoas preconceituosas ninguém pode sorrir da doença do próximo isso pode acontecer com qualquer seru mano temos que dar apoio a essas crianças pois perante a deus somos todos irmãos .

    ResponderExcluir
  4. gente como o seru mano e preconceituoso essa crianças tem que ter apoio isso pode acontecer com qualquer um de nós ninguém deve sorrir da enfermidade do próximo por que perante a deus somos todos irmãos .

    ResponderExcluir
  5. é muita desgraça para uma só familia...tomara que os dotor consigam curar pelo menos alguns.....

    ResponderExcluir
  6. Tiago, veja isso!! https://www.youtube.com/watch?v=oNY6L3kCYxg&feature=youtu.be

    TRABALHADORES RURAIS E PEQUENOS AGRICULTORES DE MAIQUINIQUE DENUNCIAM USO INDEVIDO DE TRATORES DA PREFEITURA MUNICIPAL.

    De acordo os trabalhadores rurais, os tratores que deveriam estar a serviço dos pequenos agricultores, estariam sendo utilizado de forma irregular pela Prefeitura, servindo a grandes fazendeiros, filha e genro da Prefeita, e, pasmem! Até mesmo a prefeita Maria Aparecida (Menininha).

    Após a AMAM tomar conhecimento dessas denuncia, resolvemos ir a campo e investigar a veracidade de tais fatos escabrosos. Dirigimo-nos até a fazenda da prefeita, e lá pudemos constatar espantados que o trator da prefeitura, um bem público que deveria estar a serviço do pequeno produtor, arando o solo para o PLANTIO DE ALIMENTOS, estava na verdade há mais de três semanas servindo a prefeita municipal, que arou uma enorme área para o plantio de CAPIM.

    No ato da investigação, filmamos e fotografamos (Confiram o vídeo abaixo) o trator, que havia sido escondido atrás de um almoxarifado na fazenda, e conseguimos também entrevistar alguns trabalhadores da fazenda que confirmaram as informações acima descritas. A imagem e nome desses trabalhadores foram censurados para garantir a sua integridade moral e evitar represálias.

    Esses tratores foram adquiridos através do convenio 67299/2010, firmados entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Governo Federal. Essas maquinas são destinadas exclusivamente ao atendimento, melhoramento e fortalecimento dos pequenos agricultores e produtores rurais do nosso município, e seu uso indevido ou em proveito próprio pela Prefeita Maria Aparecida ou funcionários públicos pode gerar ações de improbidade administrativa, de acordo com o inciso 2º, artigo 1º do decreto de lei 201/67 que caracteriza como CRIME o uso ou proveito dos bens públicos em beneficio próprio.

    A AMAM estará propondo denuncia junto ao Ministério Publico Estadual, e cobrará deste órgão providencias cabíveis e urgentes contra essa gravíssima irregularidade.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK