CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PARA ENTENDER A VITÓRIA DE DILMA ROUSSEFF - Por Leonardo Boff

Nestas eleições presidenciais, os brasileiros e brasileiras se confrontaram com uma cena bíblica, testemunhada no salmo número um: tinha que escolher entre dois caminhos: um que representa o acerto e a felicidade possível e outro, o desacerto e infelicidade evitável.
Criaram-se todas as condições para uma tempestade perfeita com distorções e difamações, difundidas na grande imprensa e nas redes sociais, especialmente uma revista que ofendeu gravemente a ética jornalística, social e pesssoal publicando falsidades para prejudicar a candidata Dilma Rousseff. Atrás dela se albergam as elites mais atrasadas que se empenham antes em defender seus privilégios que universalizar os direitos pessoais e sociais.
Face a estas adversidades, a Presidenta Dilma ao ter passado pelas torturas nos porões dos órgãos de repressão da ditadura militar, fortaleceu sua identidade, cresceu em determinação e acumulou energias para enfrentar qualquer embate. Mostrou-se como é: uma mulher corajosa e valente. Ela
transmite confiança, virtude fundamental para um político. Mostra inteireza e não tolera malfeitos. Isso gera no eleitor ou eleitora o sentimento de “sentir firmeza”.
Sua vitória se deve em grande parte à militância que saiu às ruas e organizou grandes manifestações. O povo mostrou que amadureceu na sua consciência política e soube, biblicamente, escolher o caminho que lhe parecia mais acertado votando em Dilma. Ela saiu vitoriosa com mais de 51% dos votos.
Ele já conhecia os dois caminhos. Um, ensaiado por oito anos, fez crescer economicamente o Brasil mas transferiu a maior parte dos benefícios aos já beneficiados à custa do arrocho salarial, do desemprego e da pobreza das grandes maiorias. Fazia políticas ricas para os ricos e pobres para os pobres. O Brasil fez-se um sócio menor e subalterno ao grande projeto global, hegemonizado pelos países opulentos e militaristas. Esse não era o projeto de um país soberano, ciente de suas riquezas humanas, culturais, ecológicas e digno de um povo que se orgulha de sua mestiçagem e que se enriquece com todas as diferenças.
O povo percorreu também o outro caminho, o do acerto e da felicidade posssível. Neste ele teve centralidade. Um de seus filhos, sobrevivente da grande tribulação, Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu com políticas públicas, voltadas aos humilhados e ofendidos de nossa história, que uma Argentina inteira fosse incluída na sociedade moderna. Dilma Rousseff levou avante, aprofundou e expandiu estas políticas com medidas democratizantes como o Pronatec, o Pro-Uni, as cotas nas universidades para os estudantes vindos da escola pública e não dos colégios particulares; as cotas para aqueles cujos avós vieram dos porões da escravidão assim como todos os programas sociais do Bolsa Família, o Luz para Todos, a Minha Casa, minha Vida, o Mais Médicos entre outros.
A questão de fundo de nosso país está sendo equacionada: garantir a todos mas principalmente aos pobres o acesso aos bens da vida, superar a espantosa desigualdade e criar mediante a educação oportunidades aos pequenos para que possam crescer, se desenvolver e se humanizar como cidadãos ativos.
Esse projeto despertou o senso de soberania do Brasil, projetou-o no cenário mundial como uma posição independente, cobrando uma nova ordem mundial, na qual a humanidade se descobrisse como humanidade, habitando a mesma Casa Comum.
O desafio para a Presidenta Dilma não é só consolidar o que já deu certo e corrigir defeitos mas inaugurar um novo ciclo de exercício do poder que signifique um salto de qualidade em todas as esferas da vida social. Pouco se conseguirá se não houver uma reforma política que elimine de vez as bases da corrupção e que permita um avanço da democracia representativa com a incorporação da democracia participativa, com conselhos, audiências públicas, com a consulta aos movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil. É urgente uma reforma tributária para que tenha mais equidade e ajude a suplantar a abissal desigualdade social. Fundamentalmente a educação e a saúde estarão no centro das preocupações desse novo ciclo. Um povo ignorante e doente não pode dar nunca um salto rumo a um patamar mais alto de vida. A questão do saneamente básico, da mobilidade urbana (85% de população vive nas cidades) com transporte minimamente digno, a segurança e o combate à criminalidade são imperativos impostos pela sociedade e que a Presidenta se obrigará a atender.
Ela nos debates apresentou um leque signficativo de transformações a que se propôs. Pela seridade e sentido de eficácia que sempre mostrou, podemos confiar que acontecerão.
Há questões que mal foram acenadas nos debates: a importância da reforma agrária moderna que fixa o camponês no campo com todas as vantagens que a ciência propiciou. Importa ainda demarcar e homologar as terras indígenas, muitas ameaçadas pelo avanço do agro-negócio.
Por último e talvez o maior dos desafios nos vem do campo da ecologia. Severas ameaças pairam sobre o futuro da vida e de nossa civilização, seja pela máquina de morte já criada que pode eliminar por várias vezes toda a vida e as consequências desastrosas do aquecimento global. Se chegar o aquecimento abrupto, como inteiras sociedades científicas alertam, a vida que conhecemos talvez não possa subsistir e grande parte da humanidade será letalmente afetada. O Brasil por sua riqueza ecológica é fundamental para o equiíbrio do planeta crucificado. Um novo governo Dilma não poderá obviar esta questão que é de vida ou morte para a nossa espécie humana.
Que o Espírito de sabedoria e de cuidado oriente as decisões difíceis que a Presidenta Dilma Rousseff deverá tomar.

39 comentários:

  1. TIAGO AGORA VOCÊ VAI FICAR PUXANDO A SARDINHA PARA DILMA E COMPARAR RELATOS DA BÍBLIA COM ELA DILMA NEM ACREDITA EM DEUS E OUTRA A REVISTA VEJA TEM RAZÃO DAS ACUSAÇÕES SOBRE LULA E DILMA É POR POUCO TEMPO E A VERDADE VAI VIR,O PT DE LULA E DILMA É MESMO UMA QUADRILHA MUITO BEM MONTADA...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem de reclamar é com Leonardo Boff, foi ele que escreveu o texto e não com Tiago que apenas o publicou.

      Excluir
    2. por favor gente como podem colocar a biblia diante de pessoas que não crerem em Deus , na biblia diz que trevas não tem acordo com a luz....

      Excluir
    3. Pelo pouco que entendi até hoje,a Bíblia nunca será negada a ninguém ,principalmente para aqueles que negam a existência do Criador,ou o concebem de forma diferente da nossa,pelo contrário ,a estes ela deve ser apresentada.No mais,o brilhante e conceituadíssimo Teógo Leonardo Boff,foi perfeito em suas considerações.Veja mente,é tendenciosa,e sabemos que por trás de suas reportagens há grupos políticos e empresariais com interesses até mais escusos que os supostos escândalos que a revista veicula.

      Excluir
  2. Concordo com o texto e fico na torcida e gostaria de ver mais atitude do partido, apos condenar quem de direito for culpado nos escândalos. A militância não tem que "ideusar" corruptos, condenados pela justiça e sim olhar o Brasil que está tentando melhorar sua imagem, varrendo os bandidos, independente de partido político. Boa sorte Presidente Dilma, afinal venceu democraticamente.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Tiago, parabéns pela matéria. Orgulhoso estou em ser seu leitor diário. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto só discordo em envolver politica com bíblia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva a Democracia!!! regime onde o mais votado governa, a oposição fiscaliza, se reorganiza e tenta outra vez, daqui a quatro anos tem mais, a eleição agora já faz parte da história.Parabéns! DILMA ROUSSEFF presidenta do Brasil.

      Excluir
  5. parabens e lugar de chorar e na lapa dilma governa pra pobre estou com dilma sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então manda ela ir governar na Etiópia aqui o país é misto tem de tudo

      Excluir
    2. Muda opra la você que não esta satisfeito

      Excluir
    3. olha muniz vai voce morar na etiopia quem sabe voce se da de bem la ta insatisfeito com dilma vaza do Brasil

      Excluir
    4. pra um pais evoluir tem q so governar pra todos.. ricos e pobres..

      Excluir
  6. só besteiras...tempo perdido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leu besteira e perdeu tempo, então besta e perdido é você!

      Excluir
  7. Gente quem escreveu esse texto foi Leonardo Boff,ok?!

    ResponderExcluir
  8. Gente quem escreveu o texto foi Leonardo Boff,ok?!

    ResponderExcluir
  9. Artigo altamente RISÍVEL.

    ResponderExcluir
  10. Parabens Thiago,Leonardo Boff uma eterna referencia aos principios cristãos na busca da justicça social e dos direitos das pessoas mais necessitadas, sempre uma luz de sabedoria, que esvazia qualquer beligerancia raivosa que temos visto espalhar pela rede. não existe segurança, com desigualdades sociais, ninguem estará seguro enquanto a fome e a miseria prosperar

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkk dilma agora é a santinha sabe dew nada inocente!

    ResponderExcluir
  12. Este Leonardo é um verdadeiro "bofe"

    ResponderExcluir
  13. AMEI ESSE COMENTÁRIO...REALMENTE FOI CRIADA TODA UMA SITUAÇÃO PARA TENTAR CONFUNDIR ESSA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL. 1.PESQUISAS DIVULGADAS PELA GLOBO NÃO ERAM CONFIAVEIS. 2. O ESCANDALO DA PETROBRÁS, POR QUE SÓ DIVULGARAM NA VÉSPERA DA CAMPANHA, 3.A EDITORA ABRIL PUBLICOU MATÉRIA SEM PROVAS CONCRETAS CONTRA DILMA E LULA, EM RELAÇÃO A PETROBRÁS, EM FIM MONTARAM UM GRANDE ESQUEMA, MAS NÃO DEU...EU SÓ SEI QUE DILMINHA GANHOU MAIS UMA, E O POVO POBRE DO NOSSO PAIS VAI PODER SER LEMBRADO POR MAIS QUATRO ANOS...MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei se foi intriga do lado do Aécio não sei se o escândalo da petrobrás e verdadeiro (votei no Aécio porque $100,00 do bolsa familia não da pra comprar um vidro de remedio e a saude ta sucatiada $100,00 não paga a vida de um jovem e o sentimento da familia e a segurança ta de mal a pior embora os guerreiros da policia militar e civil tem cumprido seu papel arriscando até suas vidas o poder público e a justiça não os ajuda sem falar na educação que é o berço da nossa juventude Deus dê a ela disernimento pra que ela faça um bom governo e olhe os brasileiros como cidadões de futuro e não como esmolés ,uito obrigado tambem

      Excluir
  14. Vitória e derrota são as duas faces de uma mesma moeda. Num sistema igualitário, a vitória tem que ser admitida sem ressentimentos, até porque no Brasil, quem morre vira bonzinho e todo bebezinho é lindo.

    ResponderExcluir
  15. Nos meus tempos de militância, não tinha a visão que tenho hoje; contudo continuo afirmando: devemos investir nos pobres; afinal nós nos regojizamos com muito pouco; assim quero ver perder o poder.

    ResponderExcluir
  16. esse boff é um estrume intelectualóide..só baboseira academica petista..meu Deus..retardados comunistas...

    ResponderExcluir
  17. comunista nao cre em Deus...texto bestalóide..só para enganar petista analfabeto ou escolarizado no sistema petralha...afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incluindo você! Porque todo mundo lê, assim também como você leu.

      Excluir
    2. nada invejoso..nao fui educado no sistema petralha....

      Excluir
  18. Como o brasileiro se contenta com pouca " coisa " são 12 anos de governo petista e eles não fazem mais do que sua obrigação . Cadê a Saúde ?? Tem gente morrendo nos corredores , falta medico , falta leitos , equipamentos etc . ah e porque ñ tem recursos , engraçado que na hora da copa apareceu tanto de dinheiro . Será que o povo esqueceu, vamos ver se ela faz exames pelo SUS enquanto nós temos que esperamos meses ate mesmo anos para conseguir fazer-los.
    Sem deixar de falar da Segurança neeh?? Nossa que são os patrões somos nós que pagamos impostos, inclusive altos. Parabéns Brasil vocês se contentam com pouco ;/

    ResponderExcluir
  19. Pouca coisa neste País, tá ruim aqui, mude para Faixa de Gaza, lá tá excelente para morar e viver!

    ResponderExcluir
  20. coisa de petista petralha...

    ResponderExcluir
  21. Jesus esta voltando pra buscar sua igreja ...Deixem a politicagem e temos que nus envolvermos com deus e nossa alma.

    ResponderExcluir
  22. A vida eterna é a grande verdade so temos um caminho pro céu Jesus. Cristo.

    ResponderExcluir
  23. Se prepare Jesus cristo esta voltando.........

    ResponderExcluir
  24. Nossa como nós ainda temos que evoluir tanto,principalmente no campo espiritual. Vivemos em um pais cheio de pré-conceitos, fundamentalistas religiosos, mídia em sua grande parte fascista,fazendo o jogo dos interesses das grandes corporações, e nós povo não percebemos nada, parece que não entendemos nada, que o inimigo é o governo, que o Congresso Nacional , representa através de seus deputados o verdadeiro interesse do povo brasileiro,será? Está sendo proposto pela Presidenta da República do Brasil a Reforma Política, e sinaliza que é necessário que a população brasileira seja ouvida através de um Plebiscito e que de imediato surge a rejeição por parte dos cabeças do Congresso e do Senado. Será que nós brasileiros temos a compreensão que boa parte dos que estão no Congresso e Senado, não representam verdadeiramente o povo brasileiro,mas sim, interesses do Poder Econômico, que explora secularmente os trabalhadores desse Brasil.A grande mídia televisiva tem sido de um fascismo sutil e terrível,não explica para a população o que é Reforma Política através de um Referendo ou de um Plebiscito,mas foca através das entrevistas com os parlamentares, a posição dos cabeças das casas Congresso e Senado, que é melhor que seja feita a Reforma Política através do Referendo,ou seja, mandar o pacote pronto para o povo, e cada um de nós assinalar sim ou não. Argumentam alguns que o povo brasileiro não tem ainda um conhecimento necessário,ou seja,que somos incapazes de discutir nosso próprio destino através do Plebiscito. Será que mais uma vez ficaremos refém do Congresso e do Senado defendendo os interesses do Poder Econômico Dominante, nos chamando de incapazes, e ainda com todo o poio de grande parte da mídia Fascista desse Brasil ? Que Deus nos ilumine e Plebiscito Já!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser um petralha porque é melhor para a população avalizar, ou não, um referendo, onde já sabemos as mudanças que ocorrerão do que dar carta branca aos PTralhas para fazer a mudança que eles quiserem e transformar o Brasil numa ditadura como Cuba ou Venezuela. Será que os brasileiros irão querer ser tratados como coisas. Olhe o exemplo dos médicos cubanos que são obrigados a abandonar suas famílias por conta de uns trocados em outros países. São trabalhadores escravos. para o ditador de Cuba ganhar dinheiro! Na verdade, a Constituição Brasileira mão precisa de mudança nem através de referendo nem de plebiscito!!

      Excluir
  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Aff! povo patético... Dilma é tão 'santinha' que concedeu a oportunidade do aborto.

    ResponderExcluir
  26. Esse Leonardo Boff é um filho da puta comunista igual a presidentanta Dilma terrorista Roussef......somente um país de imbecis e mortos de fome poderiam votar numa sequestradora como chefe de estado!!!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK