CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 31 de janeiro de 2015

COMO UMA FILHA ENXERGA SEU PAI

O pai é fundamental no processo de desenvolvimento emocional e social das filhas. O pai é seu exemplo masculino. Um bom pai, mostrará para a menina que tipo de homem ela deve buscar no futuro para se relacionar.
Stael F. Pedrosa Metzger
Os pais são os primeiros amores na vida das crianças. E não há nada de mal nisso; aliás, é fundamental a existência desse vínculo, pois é a partir dele que as crianças irão formar o modelo de amor que desejam receber no futuro.
A relação da menina com seu pai

O pai é aquele que vem separar a filha da mãe, permitindo que ela se relacione com "o outro", o diferente. De suma importância para seu amadurecimento emocional. Segundo Freud, esse processo é fundamental também para a orientação sexual da menina na vida adulta. Pois ao ver que a mãe tem um relacionamento com o pai, a menina tende a imitá-la e se apegar ao pai, rivalizando com a mãe
pelo amor dele. É muito comum a menina pequena dizer que é "a namorada do papai". Ao perceber que o pai "pertence" à mãe, a menina se identifica com ela e quer ser igual a ela para conquistar o amor do pai. Que mais tarde se manifestará na procura de homens com características semelhantes às dele. Claro, que isso tudo ocorre num nível inconsciente, a criança não sabe que esse processo acontece e nem tem a intenção de que seja assim.
O que a menina deseja de seu pai?
A menina deseja sentir-se amada e valorizada. Ela quer que o pai note sua beleza, o cabelo arrumado, a roupa nova e seus sucessos na vida. Ela quer elogios e mimos.
É muito importante que o pai responda a essa necessidade da filha e demonstre que a vê e a aprecia. Dizer a ela que está bonita com o novo penteado, ou com o vestido ou felicitá-la por seu bom desempenho a faz sentir que o pai se importa com ela e a ama.
Toda menina quer ser a princesinha do papai, e não está disposta a aceitar qualquer tratamento inferior a esse. Críticas, embora se façam por vezes necessárias, não são bem-vindas. Caso o pai necessite fazê-lo, faça com bondade ou delegue à outra pessoa como a mãe, por exemplo. É muito constrangedor para a menina ouvir de seu pai que seu cabelo está feio ou que ela não está cheirando bem.
Como a menina vê o pai?
O pai é sua primeira referência do mundo masculino e modelo de como um homem deve ser e como deve tratá-la. Se o pai é bondoso, a trata bem e é um exemplo de virtudes, é provavelmente este tipo de homem que a menina procurará quando adulta para relacionar-se. O inverso também é verdade. Se o pai for agressivo, autoritário, desonesto, é o que a filha guardará como "modelo" masculino. Segundo Regina Rahmi, psicanalista, a verdade é "Tal pai, tal namorado, marido...".
As meninas admiram seu pai, querem agradá-lo, conquistá-lo e receber seu amor. O pai é forte e protetor. Ele é o provedor e pode realizar seus desejos de consumo.
É dever de o pai ajudar a filha a amadurecer e criar uma identidade própria. A filha deve saber que não precisa se adaptar, imitar alguém ou agradar a um homem para dele receber amor. Para isso o pai deve mostrar amor incondicional por sua filha. Frases como: "Eu não gosto mais de você, porque você falou palavrão" . "Eu não gosto mais de você, porque você não foi aprovada na escola.", dizem à menina que ela deve ser boazinha e fazer o que o pai deseja para ser amada, fazendo-a desenvolver baixa autoestima e insegurança. Ela passa a acreditar que se não é amada é porque é má.
O pai autoritário x pai permissivo
Segundo a psicóloga Lila Rosana - Ser autoritário pode passar a mensagem para a sua filha que ela tem que se submeter aos homens. Avalie se você precisa ser autoritário sempre, pois deixar algumas decisões nas mãos da filha poderá ajudá-la a amadurecer e a assumir as consequências pelas decisões equivocadas.
Em contrapartida, fazer tudo o que ela quer, o torna o queridinho dela, mas pode torná-la manipuladora. O pai deve também dar limites. 
Lila Rosana conclui que: Tratar a sua filha com respeito, confiança e amor, fará dela uma mulher segura e hábil para se relacionar não apenas com os homens, mas com todos ao seu redor.

Stael F. Pedrosa Metzger
Stael Pedrosa Metzger é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, 
ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É casada e mãe de dois filhos.

8 comentários:

  1. Belo texto! Se a maioria dos pais pudessem contemplar essa maravilha de ser Pai verdadeiramente, iria entender melhor suas filhas.

    ResponderExcluir
  2. nem sempre isso acontece tem pais que são um amor de pessoa,ai aparece um vagabundo na vida da filha e ela esquece de tudo,cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vc tem toda a razão. Mas nós como pais não devemos deixar de amar os nossos filhos, independente do sexo, prevendo o que pode acontecer...infelizmente estamos sujeito a isso...mas o importante, pelo menos eu como pai, só quero ter o meu dever de papel cumprindo, conciência limpa....fatalidades acontecem em qualquer situação de nossas vidas, riscos são inevitáveis, aliás desde o ventre de nossas mães corremos sérios riscos.....

      Excluir
    2. Que maravilha achar pais que dialogam... Isso é raro! No geral encontro e tenho exemplo em casa de que -PAI é só aquele que nos delega a tarefa de sermos PMAES!!!!!!! ISSO!!!!! Ser pae e mãe ao mesmo tempo...

      Excluir
  3. TEM UNS QUE SÃO DISTRIBUIDORES DE ESPERMA QUE NÃO LIGA PARA OS FILHOS , É TUDO NAS COSTAS DA POBRE DA MÃE , TEM PAIS QUE SÃO DE VERDADE PAIS AGORA OUTROS SÓ DEUS NA CAUSA MAS AMANHÃ DEPOIS QUANTOS ESTES CAIR PARA A IDADE VÃO ATRÁS É DOS FILHOS PARA DAR O QUE COMER , DEUS CASTIGA AQUELE PAI QUE NÃO AJUDA OS FILHOS, A VIDA ENTRE SOCIEDADE NÃO É VISTO COM BONS OLHOS PORQUE A SOCIEDADE AJUDA MUITO MAS TAMBÉM QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES TEM SUA RAZÃO DERRUBA QUALQUER PESSOA FICA MANCHADA NA SOCIEDADE POR UM ATO QUE FEZ .

    ResponderExcluir
  4. No meu caso pai dos meus filhos não tem a seguir como exemplo!!

    ResponderExcluir
  5. belíssimo texto! Parabéns!! Queria muito q o meu ex marido desse uma lidinha tbm, pois nos separamos a dois meses e ele pensa q é ex pai da nossa filha tbm!!! Lamentável como existe gente tão pequena e baixa!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK