CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

domingo, 29 de novembro de 2015

FEIRA DE SANTANA: MORADOR 'FLAGRA' 46ºC NA RUA E CALOR NA BAHIA VIRALIZA NA WEB: 'SAINDO FUMAÇA'

ESTAÇÃO ATRIBUI REGISTRO À 'ILHA DE CALOR'; ÍNDICE MÁXIMO OFICIAL É DE 37ºC.
Quem circula pelo centro do município de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, busca uma forma de burlar o calor. "Já que aqui não tem mar, eu vou para o bar", brinca o empresário ANTÔNIO CERQUEIRA, de 32 anos. Não é para menos. Na cidade conhecida como "Princesinha do Sertão", os termômetros urbanos têm registrado temperaturas que ultrapassam os 40º C. "Tá saindo fumaça do asfalto", acrescenta Cerqueira, que
fotografou um dos equipamentos de rua atingir 46ºC. O termômetro está localizado no Avenida Getúlio Vargas. "Há uma semana, a temperatura está insuportável. Essa imagem mesmo eu fiz por volta das 13h da quinta-feira [26]. Tem sido assim todos os dias. É um calor fora do normal", conta Cerqueira.
Não só os termômetros de rua têm notificado números considerados pelos moradores como "assustadores". Também na Avenida Getúlio Vargas, a servidora pública FERNANDA CARNEIRO, de 28 anos, registrou no painel do carro a temperatura de 42ºC. Conforme a coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Rosângela Leal, os índices registrados pelos moradores não estão errados.
Entretanto, revelam um contexto urbano que não é referência para aferições oficiais. "Existe um fenômeno chamado de 'ilhas de calor'. As áreas urbanas sempre são mais quentes. Dependendo da geometria dos prédios, do tipo de material usado nas construções, do asfalto, as pessoas em volta sentirão mais calor. Fica muito mais quente do que um área rural, por exemplo. Essa diferença chega a ser de 5ºC a 6ºC", revela.
"Está muito quente e a sensação térmica ainda deve ser maior. Há 15 dias está assim. Tem que correr atrás de ar-condicionado, ventilador, tomar um sorvete. É muito calor", detalha a moradora Fernanda Carneiro, com certo desespero.

Fonte: G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK