CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ÀS VEZES NÃO QUERER TER FILHOS É UM ATO DE ALTRUÍSMO

Texto: SILVIA MARQUES 

Quando comecei a escrever no Obvious, me deparei com um texto que muito me agradou. Um texto que questionava se as mulheres queriam realmente criar um filho ou ter um bebê. O texto fez um tremendo sucesso, sendo aplaudido por muitos e rendeu também alguns comentários grosseiros como todo texto importante gera.
A agressividade decorre, em minha opinião, do vislumbre de fantasmas internos que preferimos ocultar de nós mesmos. Quando alguém diz algo com que concordamos, mas não queremos
concordar, normalmente reações agressivas explodem. Na verdade estamos brigando com a gente mesmo e o outro é apenas um canal para a nossa raiva contida.
As pessoas costumam rotular de egoístas as mulheres que não querem ter filhos. Mas talvez realmente egoísta seja a mulher que não quer ter um filho, mas mesmo assim o tem.
Infelizmente nem todas as mulheres nascem com a vocação para serem mães. Quando entrei em contato com este tema pela primeira vez fiquei um pouco chocada pois na minha cabeça ter filhos era fundamental para todas as mulheres. Me pareceu estranho uma mulher não ter nascido para ser mãe. Mas acontece e ninguém deveria se sentir obrigado a ter filhos por nenhuma razão que fosse o verdadeiro desejo de ser mãe e a real intenção de se comprometer com a educação do filho.
Sei que colocarei o dedo na ferida, mas infelizmente vemos muitas mulheres sem instinto maternal e despendimento lutando para serem mães. Mulheres que trabalham 14 horas por dia e que se colocam em primeiro, segundo e terceiro lugar querendo ser mães. Por quê? Para cumprir um preceito social? Para dizer que conquistou tudo que é importante para uma vida próspera?
Filhos não são bonecas com quem brincamos quando queremos. Filhos são seres humanos extremamente dependentes e exigentes que vão desejar o melhor dos nossos sentimentos, o melhor do nosso tempo e energia. 
Criar bem um filho não se resume a pagar a mensalidade de uma boa escola e encher a criança de presentes caros. Criar bem um filho não se resume a decorar um quarto lindo para ele e levá-lo para a Disney nas férias de julho.
Filhos precisam da companhia das mães. Filhos querem ouvir histórias antes de dormir. Filhos querem ser abraçados e beijados. Filhos querem contar o que aconteceu na escola e pedem ajuda para fazer os deveres. Filhos não querem ser filhos apenas nas férias, feriados prolongados e meia hora por dia, entre a chegada do trabalho e os cuidados com a beleza.
Não digo que uma mulher não possa conciliar uma carreira com maternidade. Claro que pode. Pode e deve. Mas mulheres muito voltadas para as sua carreiras, viciadas em trabalho, que vivem viajando a negócios e fazendo horas extra deveriam pensar calmamente se nasceram mesmo para serem mães.
Quem deseja uma vida livre de horários, quem deseja fazer amor no meio da sala e tirar férias em qualquer época do ano, quem não se comove com o universo infantil e não se vê assistindo a teatrinho de escola, deveria ser sincero consigo mesmo e dizer “Não nasci para ser mãe”. A mulher não pode sentir que está desperdiçando a sua vida ao cuidar do filho. Se ela assim o sente, além de sofrer muito, fará a criança sofrer também. Crianças criadas com pouco afeto e paciência tendem a não conhecer limites e têm mais dificuldade para estabelecer vínculos afetivos fortes.
É muito triste ver tantas crianças vivendo de migalhas afetivas, aproveitando as sobras de tempo que a mãe oferece. Se o tempo é escasso mas carinhoso, ainda vai. E quando a mãe chega sempre tensa e nervosa , louca para se esfoliar e se hidratar e a criança aparece cheia de demandas? Ser mãe não é carreira nem emprego. É vocação e missão.



SILVIA MARQUES

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013.

13 comentários:

  1. Kkkkkkkk , Filhos prejuízo psicológico e financeiro que nunca quero ter.

    ResponderExcluir
  2. Filhos para quê , para entregar os pais ao abrigo Laura Carvalho kkkkk , vou com minhas proprias pernas e minha própria vontade . Até por quê lá está cheio de pais que tem filhos e nem visita los vai .

    ResponderExcluir
  3. Como eu gostaria de ter 4 filhos !!!! Não ia querer mais nada dessa vida. Só ser Mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens a condição de cuidar da educação e vida de todos eles? Fácil vc consegue!

      Excluir
  4. Sinceramente, tem mulheres que realmente não nasceram para ser mãe.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! belo assunto questionário...

    ResponderExcluir
  6. Texto mais que verdadeiro, ser mãe não é para qualquer mulher.
    Existem mulheres que realmente querem se tornar mãe e cuidar, se dedicar, mas tem aquelas que querem parir e jogar no mundão ou achar que os avós são os responsáveis.
    Para essas irresponsáveis cadeia!

    ResponderExcluir
  7. Que texto maravilhosos!
    Muitas mulheres têm a urgência em ler algo assim, pois, muitas parem sem qualquer condição econômica, social e afetiva. Hoje temos nas escolas crianças desajustadas e sem limites. Bom percebermos q uma criança bem cuidada não é uma criança bem educada! As mulheres são naturalmente, peças fundamentais na educação dos filhos, e atualmente, essas parideiras chamadas de mãe, agem irresponsavelmente deixando cair sobre os ombros dos seus pais a responsabilidade q é somente sua, de criar seus.filhos. Então, melhor não ter filhos do que por um ser no mundo e abandoná-lo a própria sorte.

    ResponderExcluir
  8. LINDO TEXTO!
    COPIEI E ENVIEI PARA MINHAS AMIGAS

    ResponderExcluir
  9. Pois eu sou casada tenho 24 anos e agora ganhei um menino lindo sou a mulher mais feliz do mundo por tenho meu filho e meu esposo nao tem riquezas maior Deus é fiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O eduquem na fé, na retidão de caráter e no respeito para que ele continue sendo motivo de alegria e orgulho pra vcs!

      Excluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK