CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

terça-feira, 28 de novembro de 2017

OPERAÇÃO RESGATA TRABALHADORES EM SUPOSTO "TRABALHO ESCRAVO" EM RIBEIRÃO DO LARGO

 
Dezenove trabalhadores rurais que eram mantidos em condição semelhante à de escravos foram resgatados nessa segunda-feira (27) da Fazenda Vitória, no município de Ribeirão do Largo, no sudoeste da Bahia. A força-tarefa responsável pela operação foi realizada pela Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia, com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho do Brasil (MTB) e da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJCDH), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
Com o resgate, as vítimas receberão seguro-desemprego e a rescisão do contrato de trabalho, além se suporte da rede de assistência social. A equipe chegou à propriedade de difícil acesso no fim da
manhã para apurar denúncia de trabalho escravo e encontrou uma situação de degradância da condição humana de 19 homens, que trabalhavam na roçagem de terreno e no manejo de gado.
Desses, só um tinha carteira de trabalho assinada, o vaqueiro da fazenda, e todos dormiam em casas sem energia, água encanada, banheiros e sem acesso a água potável. Além disso, trabalhavam sem qualquer tipo de proteção como luvas, máscaras para aplicação de defensivos agrícolas, que eram armazenados o mesmo local em que dormiam. As camas também eram improvisadas, feitas pelos próprios trabalhadores, que levavam de casa colchões e roupas de cama. A alimentação e o local para as refeições também não eram garantidos. 
Um dos trabalhadores, responsável pelo recrutamento e pagamento dos empregados, mantinha uma pequena venda, fornecendo produtos alimentícios e de higiene, além de medicamentos para dores musculares, muito consumidos pelos lavradores. Esses produtos eram adquiridos e descontados do pagamento. 
“O que vimos nessa fazenda é um amplo conjunto de irregularidades que, somadas, configuram claramente a submissão desses trabalhadores à condição de escravos contemporâneos. Por isso, retiramos eles da propriedade e iniciamos imediatamente os procedimentos para a garantia de apoio financeiro e social enquanto tentamos junto ao proprietário obter o pagamento das rescisões de contrato de trabalho e a indenização tanto de cada trabalhador quanto da sociedade, por danos morais”, explicou o procurador do MPT Ilan Fonseca, que integrou a operação. 
SEGURO-DESEMPREGO E RESCISÃO 
Os trabalhadores foram retirados imediatamente da propriedade e levados até a cidade de Itambé, onde foram entrevistados individualmente no prédio da prefeitura, requisitado pelo MPT. Eles relataram as condições de alojamento, alimentação e remuneração a que eram submetidos e informaram datas de início de trabalho na fazenda. Em seguida retornaram para suas casas, todas em Itambé. Na manhã seguinte, terça-feira (28/11), os resgatados foram atendidos na sede do Fórum de Itambé para regularização de documentos e para receber as guias que darão direito a receber seguro-desemprego por três meses. Os dados colhidos durante as entrevistas serviram também para que os integrantes da força-tarefa fizessem os cálculos trabalhistas e indicassem quanto cada um dos resgatados tem a receber. O valor total das rescisões é superior a R$40 mil, mas o MPT ainda vai cobrar o pagamento de danos morais coletivos e cada trabalhador poderá lutar para receber danos morais individuais. Gilvandro Froes Marques Lobo e seu filho Rodrigo Filadelfo Lobo serão responsabilizados por todas as irregularidades encontradas. Apesar de a fazenda estar em nome do filho, era o pai, Gilvandro, conhecido como Lobinho, quem contratava e fiscalizava o trabalho na fazenda. Ele chegou a telefonar para o responsável pelo gerenciamento da frente de trabalho na segunda-feira à noite para se informar da operação, mas depois não atendeu mais as ligações dos membros da força-tarefa. Os autos de infração por cada uma das irregularidades e as notificações para audiências em que será apresentada a possibilidade de solução administrativa, sem necessidade de uma ação judicial, serão encaminhadas para os dois. “A minha carteira é assinada por rodrigo Lobo, mas quem comandava o trabalho na fazenda era o senhor Lobinho (Gilvandro)”, afirmou em depoimento o vaqueiro Ademilton Dias, o único com carteira assinada entre todos. 
ESCORPIÕES E AGROTÓXICOS 
Ao chegar às duas casas que serviam de alojamento para os trabalhadores temporários responsáveis pela roçagem e para o vaqueiro da fazenda, a força-tarefa identificou graves descumprimentos de normas básicas de higiene e saúde. Alguns estavam com marcas de picada de escorpião e de aranha. Outra grave situação encontrada foi a aplicação de veneno ao mesmo tempo em que as áreas eram roçadas. Os dois responsáveis por borrifar o defensivo também não usavam máscaras, luvas ou qualquer outra proteção. E como o líquido era borrifado próximo ao local onde os demais cortavam o mato, todos ficavam expostos aos produtos. Vários deles se queixaram de dores de cabeça e respiratórias constantes.
“Estamos aqui para dar o suporte social necessário para esses trabalhadores, cadastrando cada um e estabelecendo contatos com o município para que dê todo o suporte a eles”, informou Admar Fontes Júnior, assessor da Secretaria da Justiça do Estado. Ele também providenciou documentos que alguns dos resgatados não tinham e que eram fundamentais para o recebimento dos benefícios, como identidade e CPF. A Secretaria Municipal de Assistência Social também foi acionada e fará atendimento especial para os resgatados durante toda a quarta-feira (29/11). As carteiras de trabalho dos que não tinham foram emitidas pelos auditores-fiscais do trabalho que acompanharam a operação. 
AUTOS DE INFRAÇÃO 
“Nossa maior preocupação neste momento é garantir o suporte aos trabalhadores resgatados, que estão tendo o seu contrato de trabalho rescindido apenas com a garantia do recebimento do seguro-desemprego. Temos que reunir todos os elementos necessários para que eles recebam os valores devidos pelos donos da fazenda”, afirmou a auditora do trabalho Lidiane Barros, que também integrou a operação. Ele ainda está finalizando o relatório da inspeção, mas informou que serão expedidos mais de dez autos de infração para a fazenda. As 19 guias para seguro-desemprego também foram expedidas imediatamente. A dificuldade de acesso à fazenda chamou a atenção dos integrantes da força-tarefa da Coetrae. O policial rodoviário federal Marcus França, que comandou a unidade da PRF responsável pela segurança da equipe durante a operação, relatou que “foi necessário fazer um levantamento por GPS, com coordenadas, para chegar ao local, a partir de uma estrada vicinal acessada através da BA-634. De lá, os veículos da força-tarefa passaram por sete cancelas e diversos mata-burros até chegar à sede da Fazenda Vitória”. Da sede da fazenda à frente de trabalho, foram mais de três quilômetros percorridos a pé num terreno íngreme. Os trabalhadores contaram, inclusive, que levavam cerca de uma hora entre o local onde dormiam e a frente de trabalho. No retorno, já transportando os resgatados em carrocerias de picapes, já que nem ônibus nem vans acessam o local, o grupo chegou a utilizar uma balsa para cruzar o rio e chegar à BA-263, que dá acesso a Itambé. 

fonte: Celino Sousa/ Sudoeste Digital

16 comentários:

  1. O ruralista brasileiro traz consigo o pendor de senhores de escravos. Eis porque nunca aceitarão o avanço dos direitos trabalhistas e nem a garantia de algum direito inerente a dignidade da pessoa humana no ambiente de trabalho. São desumanizados por definição!
    Obs. Toda regra comporta exceção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se Deus quiser isso vai acabar vem aí uma frente de lutas chamada FFB para lutar por tudo isso!!!

      Excluir
  2. POR FAVOR , PODERIAM DIVULGAR O NOME DO PROPRIETARIO DA FAZENDA POIS, EM NENHUM MEIO DE COMUNICAÇAO QUE DIVULGOU A MATERIA FEZ O LEITOR SABER... , QUAL O PROBLEMA, SERA POLITICO,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia a matéria por completo,pois tem o nome dos responsáveis

      Excluir
  3. Em pleno século XXI agente ver essas coisas acontecendo.
    Parabéns a força tarefa, tem que fiscalizar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. MAS EU GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECE COM ESSA CLASSE FAZENDEIRA BANDIDA?... DIREITOS TRABALHISTAS TODO MUNDO TEM, EM QUALQUER EMPREGO LEGAL. NÃO EXISTE LEI CONTRA ESCRAVAGISTAS, NO PAÍS?

    ResponderExcluir
  5. Meu deus lamentável fazendeiros ladrões deveria ser punidos por isso aqui em itapetinga tem muitos jovens que trabalham em situações parecidas em potiragua e itororo

    ResponderExcluir
  6. A quem é contra os direito humanos !

    ResponderExcluir
  7. Os donos de terras do brasil pessam que ainda não acabou a escravidão age impune pagando mal seu trabalhador que ajudar a ingordar suas fortunas

    ResponderExcluir
  8. O desemprego já tá do jeito que tá. Quer dizer que os desbravadores que fundaram em Itapetinga eram todos escravos? Os camaradas trabalhavam de sol a sol no machado. Me poupem! Agora quando acabar este dinheirinho ai os coitados vão sentar no escritório com ar condicionado do Ministério do Trabalho? Vão fazer o que da vida? Eita Brasil...

    ResponderExcluir
  9. Traga autoridades de fora pra fazer uma vistoria nas fazendas da regiao de Itapetinga pra vcs verem que a situaçao dos trabalhadores sao parecida com esses pois aqui ninguem faz nada

    ResponderExcluir
  10. Aqui na regiao e assim quem manda e meia duzia de fazendeiros que ainda se acham coroneis mais as autoridades tbm sao dessendentes de fazendeiros e tampam o sol com a peneira

    ResponderExcluir
  11. Aqui 100 auqueires de terra trabalhan 3 homen que acordam 5h e n tem periudo pra para e nem fouga no sabado e domingo .e se tiver agua em casa n tem luz ou banheiro e os filhos tem que ser vaqueiro pra ajuda o pai na lida do campo mas isso n e crime aqui na regiao que manda sao eles

    ResponderExcluir
  12. ainda tem muita fazenda aqui da região de itambé com situações precárias só que a fiscalização não vai não sei porque.

    ResponderExcluir
  13. a fiscalização deveria ir na fazenda água bela aqui em itambé. trabalhei la 6 anos avulso me lesaram . sem falar que la possui muitas irregularidaddes

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK