CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 27 de janeiro de 2018

UMA ESTRATÉGIA PARA SEPULTAR LULA - POR THE NEW YORK TIMES

Texto originalmente publicado pelo jornal norte-americano The New York Times.
                                    Hernán Gómez Bruera*
Para o público que não conhece as particularidades do caso, a notícia de que um ex-presidente é julgado por corrupção em uma nação latino-americana - onde a impunidade geralmente é a regra - pode parecer um avanço. No entanto, um processo judicial em que os promotores e juízes atuaram de forma parcial, sem aderência à lei e violando as garantias do réu, constitui uma grande ameaça para a democracia e um evento que - no meio do
ano eleitoral - será um motivo para incerteza e tensão entre os brasileiros.
A sentença do juiz Sérgio Moro, ratificada esta semana, é recebida dezessete meses depois que Dilma Rousseff foi detida pela presidência por meio de uma operação política de legalidade duvidosa e depois que o Congresso livrou o presidente Michel Temer, sobre quem há provas de corrupção.
Ao ratificar a sentença impostas a Lula e aumentá-la de nove a doze anos, os três juízes federais - em busca de estrelato político semelhante ao do famoso Moro - validaram por unanimidade um julgamento de origem viciada e sem o tipo de evidência que exige um processo criminal.
A investigação nunca conseguiu provar que Lula tinha uma única conta bancária ou uma propriedade indevida. Os juízes não só ignoraram as declarações de 73 testemunhas que contradizem as acusações do ex-diretor da empresa de construção OAS e os diversos recursos interpostos pela defesa do ex-presidente. Também não consideraram uma carta aberta assinada por numerosos intelectuais, ativistas e políticos latino-americanos, nem o estudo detalhado da sentença por mais de uma centena de advogados e estudiosos que desmantelaram todas as premissas da sentença do juiz Moro. Juristas internacionalmente reconhecidos criticaram duramente o processo. Mesmo o teórico da garantia legal, Luigi Ferrajoli, advertiu que o julgamento contra Lula se caracterizava por sua "impressionante falta de imparcialidade".

Os próximos meses serão de incerteza para o Brasil, onde um processo eleitoral judicializado será realizado. A decisão não é a última instância. Lula poderá levar o seu caso ao Supremo Tribunal Federal. Embora ele possa ser preso nas próximas semanas, é mais provável que os juízes lhe permitam esgotar o processo em liberdade.

Quanto às eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT) provavelmente registrará Lula como candidato e levará a disputa até o fim. No final, se a condenação for ratificada pelo tribunal mais alto do país, poderá ser substituído até vinte dias antes da eleição.

Com a sua decisão, os juízes brasileiros deram carta branca a um conjunto de perigosas práticas legais que criam um estado de exceção típico dos regimes autoritários. Parece que, no poder judicial brasileiro, vale tudo em um julgamento anticorrupção: de romper as regras de um processo criminal, inventar figuras legais inexistentes ou manipular mecanismos de detenção preventiva.

Para mim, é difícil encontrar outra motivação para permitir essas irregularidades do que separar Lula da Silva da campanha presidencial deste ano, na qual o líder ex-sindical é ainda o favorito claro. Da pesquisa mais conservadora (Datafolha) para a maioria dos esquerdistas (Vox Populi), eles concordam que o ex-presidente receberia mais de 40 milhões de votos nas eleições de outubro.

A direita brasileira há muito compreendeu que Lula é eleitoralmente imbatível. Talvez seja por isso que uma via judicial foi desenhada para removê-lo do poder, transferindo para os tribunais uma decisão que em uma democracia deveria corresponder aos cidadãos. Talvez seja por isso que a Bolsa de Valores de São Paulo reagiu com alegria na ratificação da decisão.

A estratégia não só procura desabilitar eleitoralmente o ex-presidente (em poucos meses, saberemos se isso finalmente acontece), mas também prejudicar sua imagem e reputação. O objetivo é pôr fim ao mito de um líder que capacitou os setores populares, causar um golpe mortal à esquerda brasileira e promover uma agenda econômica, política e social conservadora.

Assim, desde o primeiro momento, o julgamento contra Lula foi travado na mídia - esmagadoramente contrária a Lula e ao PT -, onde os juízes e procuradores se dedicaram a expressar opiniões políticas e até mesmo a comentar os processos que estavam sob sua jurisdição exibindo seu viés parcial.

No escândalo Lava Jato, onde esta investigação contra Lula foi inserida, políticos de todas as partes estão envolvidos, tanto no governo como na oposição, bem como os donos das maiores empresas de construção (incluindo OAS e Odebrecht). A corrupção é sistêmica com a política brasileira. Sem corrupção, as campanhas políticas não são financiadas nem as maiorias parlamentares são garantidos.

Claro, combater essa corrupção não só é louvável, mas também é necessário. O problema da suposta cruzada moral é que os promotores e juízes que a levam para frente, em sua ânsia de se tornarem super-heróis e promoverem-se politicamente, investigaram com maior agilidade e dedicação figuras de partidos políticos de esquerda e Lula com uma particular violência. Não em vão, o juiz Moro tornou-se tão popular em setores identificados com a direita, na medida em que aparece em algumas pesquisas como concorrente potencial.

O objetivo do processo contra Lula da Silva não foi promover o surgimento de uma nova república de honestidade e transparência, mas tirar o rival mais temido do caminho. Portanto, ainda que Lula eventualmente saia ileso desse julgamento, ele terá que enfrentar vários outros processos, talvez "igualmente infundados e politicamente motivados", como muitos analistas avaliam.

Se Lula não chegar ao final da disputa pelaa presidência, outros candidatos menos competitivos podem fazê-lo com seu apoio, como o advogado Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo ou o ex-ministro Ciro Gomes, hoje afiliado ao PDT, com quem o PT poderia se aliar.

Independentemente do que finalmente aconteça, a verdade é que, presente ou não nas próximas eleições, a figura de Lula continuará a influenciar a política brasileira por muitos anos, mesmo que as elites de direita insistam em sepultá-lo e apesar do incalculável custo político que isso poderia ter para a democracia brasileira.

*Hernán Gómez Bruera é pesquisador especializado em América Latina no Instituto Mora na Cidade do México. Ele publicou, entre outros livros, "Lula, o Partido dos Trabalhadores e o dilema da governança no Brasil".

98 comentários:

  1. Muito bem Thiago!
    Foi bom vc postar essa notícia/artigo de opinião. Os "justiceiros de plantão, anti corruptos" em muitas de suas falas usam a opinião e conduta internacional para afirmarem suas opiniões. Agora, o que dirão com base a esse artigo tão bem escrito e analisado?
    Quem em sã consciência não vê que a jogada desde o início era neutralizar Lula empedindo de concorrer à presidência do Brasil em 2018?
    Que justiça é essa que usa dois pesos e duas medidas para julgar?
    Agora, se os brasileiros que votaram e votariam em Lula decidirem apoiar qualquer candidato que ele indicar, aí sim, vai saber que o povo é livre nas suas escolhas e que por conta própria resolve a quem vai confiar o voto. Não adianta os da direita extremistas fazerem mil propagandas difamatórias. Essa perseguição, armação e jogada suja só serviram para acirrar os ânimos daqueles que reconhecem em Lula a oportunidade de igualdade social. E não falo de bolsa isso ou aquilo que o Temer tanto criticou mas não só manteve como aumentou o seu valor. A resposta virá nas urnas. Isso se não inventarem qualquer pretexto para adiarem as eleições de 2018. Não duvide que isao aconteça! Já houve uma tentativa em 2017. Fiquemos espertos. Essa turma do PMDB, PSDB e CIA ilimitada, joga sujo mesmo. Quem duvidar veja quantos dos seus prosetos foram vetados? Nenhum. Sem nenhum pudor o presidente luta para empossar uma Ministra do Trabalho que está xom processo por descumprir as leis trabalhistas, apenas para garantir mais um voto para a Reforma da Previdência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você muitos brasileiros tem que abrir seus olhos nao veem que Lula fez muito por nós,mas não so sabem falar mal acham mesmo que bolsonario ira fazer algo de bom so pela cara desse miserável da pra se ver que nao presta

      Excluir
    2. Então justiça brasileira solta o Fernandinho Beira Mar
      Pois não encontrou nada com ele, o mesmo é inocente

      Justiça brasileira solta o goleiro Bruno, Pois nunca se encontrou o corpo de Elisa Samudio ele é inocente

      São todos inocentes , culpados são os cidadões de bem do Brasil



      Excluir
    3. Cego é o q ñ vê o roubo q esse cidadão chamado Lula fez durante esses anos todos. Tudo farinha do msm saco. Lula é um santo...coitadinho. Não vamos tampar o sol com a peneira.

      Excluir
    4. Lula juntamente com o PT afundaram o País.

      Excluir
    5. Burro e ignorante quem vota em Lula e no PT. Vamos vê se a justiça brasileira é verdadeira msm. Se fosse um pobre já estarei na cadeia.

      Excluir
    6. Certissimo meu amigo.... quem tiver olhos que veja..quem tem ouvidos que ouça..... O GOLPE É CONTRA UMA NAÇAO que LULA ajudou a ERGUER.

      Excluir
    7. A mídia faz uma lavagem cerebral nas pessoas 😢 Ser julgado sem provas e ainda por corruptos que estão se safando de corrupções cometidas com todas comprovações é muito lamentável.
      #lula2018

      Excluir
    8. Apoiar qualquer candidato que o Lula indicar, é uma tremenda ignorância! Isso não é democracia é demagogia! Pois vivemos em um pais que se dizem democrático nas não temos direito escolher como viver! Um pais unde o trabalhador não tem se quer uma casa para morar e se quiser ter,tem que levar uma vida inteira para construir,um pais em que um presidente da republica,diz que um triplex não cabe sua familia! Que país é esse? Onde um policial,um professor, um enfermeiro,um empregado doméstico,um gato,na maioria não tem uma casa pra chamar de sua! Absurdo!E ainda diz que Lula é coitado! Me poupe!Se um político tem uma casa pra morar,todo cidadão brasileiro tem direito também,vamos acabar com essa ideia de que rouba mas é bonzinho! E bonzinho dê o que e dele é não o que já e direito do povo!

      Excluir
  2. Perguntamos a vocês ESTRANGEIROS defensores de Lula:

    POR QUE NÃO LEVAM LULA PARA SER O PRESIDENTE DO PAÍS DE VOCÊS???? Se Lula é tão bom assim como vocês defendem, nós o DAMOS DE GRAÇA, podem levar essa miséria de corrupto daqui do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi BOA! Apoiam mas ninguém quer 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      Excluir
    2. Por causa de parasitas cmo vc q o Brasil vai mal a pior

      Excluir
    3. O corrupto é só Lula não é????????? Será???? Vc só pode ser um riquinho estressado com as oportunidades que o governo Lula deu às classes menos favorecidas de ter sua casa própria, carro, direito às universidades, viajar de avião, comer em restaurantes e algumas cositas mais!! Ora, me poupe!! A reação do povo lhe dirá!!

      Excluir
    4. O burro imbecil como Lula e brasileiro vai ser presidente de outro país anta...Lula e Lula rapaz e imbatível e o grande político pai dos pobres engula sua casa ou seu burro...

      Excluir
    5. O burro imbecil como Lula e brasileiro vai ser presidente de outro país anta...Lula e Lula rapaz e imbatível e o grande político pai dos pobres engula sua casa ou seu burro...

      Excluir
    6. Isso mesmo carrega ele não faz falta nenhuma miserável ladrão jumento tem que se lascar 😡😡

      Excluir
    7. Bolsonaro 2018 chora petralhada kkkkķkkkkkkk

      Excluir
    8. É Bolsonaro meu filho tem para ninguem não chupa pixuleco

      Excluir
    9. Sou lula e ele vai ficar aqui e vai ser presidente dos pobres de novo..

      Excluir
    10. Lula obrigado por ter me dado a oportunidade que nenhum nenhum presidente me deu....minha casa....muito grato a lula.tem meu voto..

      Excluir
    11. Vai estudar história seu retardado, deixa de falar asneiras, seu manipulado, imbecil, acefálico.

      Excluir
    12. Valeu amigoo seu comentário, Parabéns

      Excluir
    13. concordo...sindicalista,que passou a vida inteira comendo do bolso do trabalhador de verdade...a unica coisa que o interessava como a todos os outros politicos e enriquecer facilmente e viver de boa em um pais que la fora é conhecido pela impunidade..tendo dinheiro faz o que quiser...leva ele pra VENEZUELA...ELE NAO É O PAI DOS POBRES AQUI...

      Excluir
    14. Que retórica idiota.

      Excluir
  3. The days ends of Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concerteza ! Brasil tá em crise disk Lula, já pegou esse uma bosta , hoje o mais ruim que esteja não se compara como era antes de Lula ! comentaristaSe doentes e apaixonado por aécio pois foi nele que vocês voltaram ,e graças a Deus e aos eleitores de Dilma Rousseff do PT , ele não entrou , o candidato de vocês que a justiça passou a mão na cabeça está aí solto , fica aí com telhado de vidro atirando pedra nos outros telhados!eu bem sei o que isso ! pesquisa meu filho o povo não é besta a maioria que Luís Inácio Lula da Silva respeite o homem ! .

      Excluir
  4. A maioria do país é Lula vai embora quem não querer ele chega ! de memória mandar ainda mais esses que diz ser correto querendo justiça mim polpe ! É Lula denovo é a maioria é o povo que quer o você ainda não tem conhecimento das pesquisa ! fique com temer e aé cio pra você !

    ResponderExcluir
  5. A maioria do país é Lula vai embora quem não querer ele chega ! de memória mandar ainda mais esses que diz ser correto querendo justiça mim polpe ! É Lula denovo é a maioria é o povo que quer o você ainda não tem conhecimento das pesquisa ! fique com temer e aé cio pra você !

    ResponderExcluir
  6. Só que Tiradentes não quebrou o país;e luladrão eichou o país quebrado,ainda tem a cara de pau de dizer que não roubou nada, é muita cara de pau,achar que todos Brasileiros são buros,um ladrão daquele, a justiça tem e que tomar o que aquela vagabundo roubou é enfiar ele na cadeia no mínimo prisão perpétua para não core risco dele não si candidatar gari para não sugar a classe.

    ResponderExcluir
  7. este vagabundo ladrão, não recebeu o que ele merece,cadeia,tomar tudo que ele roubou,dele é de todos que compartilhou com ele encrusive os filhos desi filho de um jumenta,é no mínimo prisão perpétua que é o que ele merece.

    ResponderExcluir
  8. O que me deixa indignado nesse Brasil é que as coisas se revertem , o bandido vira um mocinho , Polícia vira bandido , cidadão de bem "Vira presidiário" pois não se pode sair mais por conta da insegurança , presidiários tem "ganha" mais do que trabalhador além de alguns ter uma vida dentro dos presídios melhor do que quem trabalha duro para sustentar a sua Família


    Isso se deve por conta da "sociedade brasileira" que inverte os valores , pessoas que apoia o crime é o criminoso como o maior ladrão do mundo o Lula

    Brasil , país onde o poste mija no cachorro
    Kkkkk

    ResponderExcluir
  9. A dificuldade de governar o Brasil, em razão do grande jogo de interesse, requer muita capacidade para fazer esses recursos serem revertidos em favor do povo, principalmente, aqueles mais carentes. Lula a partir de sua competência conseguiu quebrar alguns paradigmas e quem não admite isso, politicamente é um analfabeto. O jogo político é sujo. As provas estão ai. Quando encontra um Judiciário leniente a injustiça faz a festa.

    ResponderExcluir
  10. Pronto. Isso acaba, destrói aquela cantilena idiota, imbecil, de que o imperialismo Yankee queria derrubar o socialismo Brasileiro. Os americanos não tem feito outra coisa que não seja defender lula e atacar a justiça limpa do Brasil. Mais um discurso ridículo dessa esquerda caviar é defenestrado

    ResponderExcluir
  11. Lula errou , mas se existiu nesse país presidente melhor que ele,que olhou tanto para a classe baixa eu desconheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errou mesmo! É vai pagar pelo erro!É não vai ficar só nele,de agora em diante, vão todos pagar!O juizo começa em casa, para dar exemplo!É quemvnqu quiser ser investigado,que não faça mais besteira achando que vai ficar impune!Valeu justiça brasileira!

      Excluir
  12. Bolsonaro2018. Lula na prisão. Sérgio Moro HEROI. BRASIL ACIDA DE TUDO. DEUS ACIMA DE TODOS. LULA NA PRISÃO.
    Aprova meu comentário aí Botino

    ResponderExcluir
  13. A explicação encontramos na própria história da existência brasileira, desde os primórdios quando os portugueses chegaram no solo Brasilis após a ancoragem de suas caravelas portuguesas no litoral baiano, Porto Seguro, começaram o processo de colonização realizado por ações e comportamentos que vão desde execução à escravização das gentes nativas (índios) e negros (escravos) trazidos para o Brasil por uma gente que consumiam (elite) os escravizados em apenas sete anos de exploração nos canaviais e na produção de açúcar para exportação europeia (adoçando boca de europeu). Essa elite escravocrata, homicida, mesquinha, medíocre e desumana não morreu e nem deixou de existir no Brasil, muito pelo contrário, ela é 1% e detém as riquezas de 99% das gentes aqui existentes (é só nos atermos a seis bilionário brasileiros que possuem capacidade de riquezas de 50 milhões de brasileiros pobres). Essa gente perversa, ruim, bestializada, infecunda e reacionária (elite brasileira) perdurou com seus netos, bisnetos e tataranetos no poder nacional, é o resultado contra os povos é esse ai que estamos vendo hoje no Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Lula roubou uma lanchonete em vista dos outros aí que roubaram banco país de ladrão ladrão acusando ladrão começando pelo juiz também você acha que ele não tem alguma coisa escondida no fundo no fundo eu fico besta com tem gente idiotas defende fulano e ciclano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula não roubou lanchonete nan! Não me veio com conversa boba! Lula roubou a moradia,a saúde,a segurança a dignidade do brasileiro.Ele enganou o povo, principalmente o pobre,quando ele estava comendo caviar,bêbedo champnhe enganado o pobre com migalhas! Pro pobre pensar que ele é bonzinho.Nosso pais é rico,o que o pobre precisa é de seguranca,educacao,moradia,emprego e Saúde de qualidade presto se corre atrás.

      Excluir
  15. Lula pode ter sido um bom presidente .mas roubou em torno de 3 trilhões .poderia fazer mais pelo Brasil. Foi condenado porque mereceu .votei nele 3 vezes e creio que muitos quer ver ele preso .votou nele também. Exemplo .se você é um policial corrupto será expulso .pode ter medalhas de cooperação a comunidade. Mas se é para um tem que ser para todos .e Michel temer?

    ResponderExcluir
  16. aceita a cana que doi menos...kkkk

    ResponderExcluir
  17. Isso sim e uma boa matéria agora quem crítica aposte comigo $ que quem entrar sera melhor que temer

    ResponderExcluir
  18. Lula é lula e pronto!!!
    Sem comentario ...... Mora é só um home Deus é o juiz kkkkkkkkk como dizia a minha vó a volta e que indireita o anzol sou 13 o lidre lula é só um homem Deus e quem governa.

    ResponderExcluir
  19. #itapetingamelhorando
    #Brasilmelhorando
    #tamosjunto

    ResponderExcluir
  20. Thiago vc pode me informar ou informar a sociedade de itapetinga.Quando vai ter o concurso da prefeitura daquir de itapetinga começa colocar vagas de emprego aquir o povo de itapetinga quer emprego rodrigo ajuda ai meu irmão não ê so de limpeza que uma cidade prescisa não da noticia de emprego pra itapetinga o povo daquir ta indo embora pra vitoria da conquista eu não quero vira ladrao igual a lula não e nem mentir e nem dizer nao sei.nao sei.nao sei.

    ResponderExcluir
  21. Vac babaca do comentario do povo internacional saiba que lula e respeitado em todo mvigundo nao neste brasil de merda que tu vive

    ResponderExcluir
  22. LUÍS INÁCIO MATOU LULA

    Você errou Luís Inácio…
    Errou na mão, errou na dose, errou no tempo, errou na história…
    Contra todo e qualquer argumento, Luís Inácio, você teve a oportunidade histórica de fazer diferente…
    Mas escolheu fazer igual, escolheu piorar o que sempre criticou…
    Esqueceu suas raízes, suas origens humildes e se aliou aos poderosos de plantão…
    Esqueceu os seus amigos antigos e olhando apenas pra o próprio umbigo, Luís Inácio, abraçou a traição…
    Você errou Luís Inácio … Errou feio…
    Errou no mensalão, errou no petrolão, errou ao escolher e defender Dilma e ao andar na contra-mão…
    Errou ao deixar seu filho ser o “fenômeno” executivo de plantão…
    Errou ao deixar o poder e a glória lhe subir a cabeça…
    Errou mais ainda ao deixar que o dinheiro e a fama congelassem seu coração…
    Errou em Santo André, no São Francisco, no Rio de Janeiro, em Atibaia, em Guarujá, em todo o país…
    Errou na presunção de não ter ninguém à altura de sua luz…
    Errou quando se equiparou em honestidade a Jesus…
    Errou de forma trôpega e infeliz…
    Você errou muito Luís Inácio…
    Errou quando transferiu a culpa pra gente que não podia mais se defender…
    Celso Daniel, Marisa Letícia, acusados depois de morrer…
    Errou quando disse que nada sabia, quando cinicamente mentia, insistia em não se envolver…
    Errou quando foi incapaz de reconhecer um erro sequer, seu ou de seu partido…
    Dos genuínos dólares na cueca às reformas e imóveis dos quais “nunca tinha ouvido”…
    Como você errou Luís Inácio…
    Errou ao perder um dedo, ao fazer segredo de sua voraz ambição!
    Errou ao se achar “o cara”, errou na auto-vitimização!
    Errou ao elogiar os ditadores Chaves, Evo Morales, Maduro, errou na manipulação…
    Errou com os companheiros Dirceu, Palocci, Delcídio, Vaccari, Vargas, deixando todo mundo na mão… e na prisão!
    É Luís Inácio…
    De tanto que errou, você tanto fez, que agora é a bola da vez…
    Na marola do mar de lama em que se transformou o seu tempo no poder, não tinha mais como se esconder…
    E embora o fanatismo de uns, o ego de outros e o interesse de tantos ainda tentem lhe absolver, mais do que uma pena, você é digno de pena, Luís Inácio…
    Todos que lhe conhecem sabem muito bem que seu maior crime foi um assassinato!
    Foi você, Luís Inácio, e só você que matou o Lula…
    E ao matar o Lula você aniquilou a mais bonita militância política que um partido já teve neste país… Uma militância legítima, espontânea, verdadeira…
    Não a que você conseguiu transformar em gente paga, com pão e mortadela…
    Você errou Luís Inácio…
    E já passou da hora de pagar as contas por seus erros…
    Quem sabe, em sua arrogância insana, você até se sinta feliz…
    Afinal você vai em cana! E cana é tudo o que você sempre quis!”

    AGORA SÓ NOS RESTA APOIARMOS BOLSONARO PARA PRESIDENTE PARA RECUPERARMOS A CONFIANÇA NO BRASIL. UM BRASIL COM MAIS SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO. O BRASIL QUE TODOS NÓS SONHAMOS E QUEREMOS.

    ResponderExcluir
  23. valeu thiago lula foi o único presidente que governou para os problem e lula 2018 laleu thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo,governou para os pobres! E o governo dele foi tao bom que o numero de pobre aumento o dobro e Lula e os filhos ficaram milionários!Ainda não ouvir falar que bolsa família deixou um pobre mais rico,pelo contrario,deixou o pobre mais preguiçoso e orgulhoso!

      Excluir
  24. Quero lula aqui anônimo e se for da vontade popular ele será sim presidente pois mudou a vida de muito pé rapado como eu e vários que não tinham onde cair morto.ingrato não é a palavra mais seja mais consciente no que posta pois pode não ter ajudado vc mais a mim a milhares de cidadãos de minha cidade Itapetinga ajudou muito. Inclusive a mim.gratidao grande lula..

    ResponderExcluir
  25. Prouni universidade para todos Fies e o escambal minha casa minha vida quantas empresas pegaram empréstimo no BNDES só de Itapetinga isso vocês não falam. Obrigado lula meu filho é um ótimo engenheiro hoje é foi tudo financiado.presidente melhor para o povo nunca vi.corrupcao foda-se todos são corruptos me indique um .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até forma mas está desempregado com certeza.

      Excluir
  26. Sou LULA SOU LULA SOU LULA SEMPRE LULA QUEM AJUDA POBRE TEM MEU RESPEITO O RESTO SO FANFARRÕES.GRANDE LULA O POVO TE AMA.ITAPETINGA TEM 70 POR CENTO DE PESSOAS QUE FORAM BENEFICIADAS DIRETAMENTE POR VC.GRANDE LULA.

    ResponderExcluir
  27. So um país de ignorantes tem presidentes ignorantes. Só pra vcs saberem rebanho a petrobras era uma das maiores empresas do mundo e o is políticos. E o os os presidentes ignorantes com idéias socialistas acabaram. Outra coisa lembrem que quando Lula entrou a como presidente aqui em itapetinga não tinha quase ninguém desempregado. E quando saiu? Lembrem bem o que vcs que tem pra suas vidas que tem uma nova Venezuela?

    ResponderExcluir
  28. por que não leva o presidente atual que corrupto tambem só fala de lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque os dias dele ja estar contado, na presidência

      Excluir
  29. Vc só não esqueça que Lula já matou sua fome ai vc fica falando mal,respeita a pessoa de Lula pq ele tá vindo ai pra botar o chicote pra estralar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E oque dizer de milhares de pessoas passando necessidade hoje em dia ? São porque elas querem ne? Hoje em dia p/ arrumar um trampo ta mais difícil do que achar uma agulha no palheiro.Burro, tu parece que não pensa ne? Pois quero que Lula se lasque. Lula laaaaa , mais laaaaa longe

      Excluir
  30. o brasil está passando pela maior crise de todos os tempos.todos nós sabemos que LULA é o responsável por toda essa crise ele destruiu a petrobras .para se manter no poder .ele se aliou com grandes empresários como as grandes contrutoras ,jbs. recebeu muito dinheiro .ou esse patrimonio gigantesco do seu filho
    que na realidade o lulinha é o laranja do papai .vamos deixar de lado essa paixão e tentar colocar gente nova . lula preso vamos no minínimo mostrar que nosso país tenha lei . apesar que político no brasil .todos estão mais sujo que pau de galinheiro . o bolsonaro já encontraram algumas safadeza dele e de toda sua família que deus tenha piedade do nosso brasil

    ResponderExcluir
  31. Alias Tiago ja que ama tanto a forma de governar exercida pela esquerda dar um pulo na venezuela, Bolivia Cuba
    Esse Governo Lula/Dilma é so safadeza pesquise ai as Universidades que eles construiram, pq vejo muitos dizendo que eles construiram me diga onde estao, Me fale uma grande obra feita pelo PT no Brasil pq ate agora so tem em Cuba
    O PT nao gera emprego e renda prefere dar 150 conto de bolsa familia e essa mesma familia e retirada do mapa da pobreza é mole? Contabiliza se como empregado
    A Bahia qnd Wagner entrou quantas fabricas existia? E olhe agora i clusive quase conseguiram fechar a azaleia pois n incentivam emprego e renda

    ResponderExcluir
  32. se colocar pena de morte pra politico no brasil não fica o vivo

    ResponderExcluir
  33. Fatos sao fatos..se o triplex e de lula que o judiciario reconheca a posse judicial..nao podem nao e ?senhores divinos da toga preta ..o pais todo conhece seus metodos espurios de fazer justica com seus agentes e coligados..a historia e o pais nao esqueceram das canalhices construidas por vossas divindades pagas com a miseria e opressao dos mais humildes...sepultados serao vossa magestades e seus mantenedores....o brasil seta livre de voces e sua corja

    ResponderExcluir
  34. Gente nos temos e q mudar nossa historia q brasileiros votam por 50,60 e ate 100 reais.E na hora do nosso voto,votar com a certeza de que nos nao estamos votando em nenhum candidato q fazem parte ou estam aliados a Pt,PSDB,PMDB,porque se elergemos candidatos q estao aliados a esses partidos estaremos votando nesses mesmos criminosos q so pensam em tirar o q e nossos direitos basicos, Saude,saneamento,Alimentacao e dignidade,nao podemos aceitar q grupos criminosos organisados desvie e tire o nosso dinheiro,temos muitos pais de familia desempregados imposibilitado de sustentar suas familia,e os poucos q estao empregado acabam ganhando muito pouco,e esses politicos nao pensao em si quer almentar o salario,tirando do trabalhador empregado o direito de lazer e diversao.

    ResponderExcluir
  35. Tem ainda muito idiota, débil mental defendendo um filho da puta deste que fez o milagre dos reais, transformando o filho de zelador de zoológico a um mega empresário, apoiando governos ditadores como Venezuela cuba etc. Se ele apoia ditadura , como vai praticar democracia? Acorda rebanho de filhos da puta alienados, o Lula é tão safado quanto a maioria dos políticos, aí fica u s apaixonados defendendo um crápula deste, que não fez nada diferente, so roubou mais, o de já se viu analfabeto virar palestrante, acorda cambada de otários.O roubo acabou pra este escória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiota e voc filho de fazendeiro falidos de itapetinga

      Excluir
  36. Editorial de jornal americano. Como é a favor de Lula agora americano presta.
    Que tal publicar editorial de analistas brasileiros que realmente conhecem as mazelas do Brasil? Tem prós e contras lula. Publique as opiniões divergentes e deixe seus leitores tirarem as conclusões.

    ResponderExcluir
  37. Fico eu pensando quanto o PT pagou por este artigo o Lula e tão inteligente que não tem uma conta em seu nome mais enriqueceu todos ao seu redor até um ex cunhado ele transformou em um empresário internacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se lula e tao rico o dinheiro esta na sua conta!

      Excluir
  38. Bom, agora, contudo, as sinapses dos 'coxinhas' são insuficientes para o entendimento comum, normalmente, certamente os críticos de Lula não vão enterder. A capacidade de compreender e interpretar textos e até situações cotidianas da existência, são medíocres, perceber-se ao ver os 'coxinhas' lutar pelo fim dos seus próprios direitos.

    ResponderExcluir
  39. Queremos esse corrupto é na prisão, espero que ele passe muito tempo. P/ pagar o que ele fez com o povo brasileiro. Os pobres coitados, inocentes dizem que ele fez muito pelos pobres, mas esqueceram que ele fez mais do que a obrigação dele, hoje estamos aí pagando pelo que esse demônio faz com a nação brasileira. Um país tão rico, mas esse safado junto com sua tropa fez questão em estragar. Fico nesta como tem gente que defende esse destino, já vi gente burra, mas igual esse povo brasileiro ta pra nascer ( aceções).

    ResponderExcluir
  40. Qualquer cidadão seja ele letrado ou nao, crente ou ateu, sabe perfeitamente que o esta acontecendo no Brasil é um golpe contra o povo, a elite e a burguesia não suportou ver a assenção de um nação antes condenada ao degredo perpetuo, LULA da Silva um brasileiro nordestino, um ser humano igual a mim e a voce, mas sobretudo um carente de melhorias pra si e pra seu povo pra sua nação.....e estavamos no rumo certo...eles nao estavam satisfeitos com o avanço da classe media com o fim da pobreza, com o fim dos analfabetos...na verdade o que eles querem é a volta do trabalho escravo...um dia de trabalho por um prato de comida e por ai vai......quem não gosta e nen apoia Lula deve sofrer de aminésia pois com certeza deve ter se beneficiado em seus dois governos , pois foi onde vimos um Brasil de mesa farta, de panelas no fogo, barriga cheia, filhos de pobres nos bancos da faculdade , respeito das nações estrangeiras...LULA estamos contigo...eu e mais 5O MILHOES de brasileiros.

    ResponderExcluir
  41. Bolsonaro presidente 2018 Lula na cadeia

    ResponderExcluir
  42. Editorial de jornal americano que o PT tanto bate, mas como é a favor de lula o editorial, agora americano presta.
    Que tal o site publicar editorial de jornais e colunistas brasileiros prós e contra e deixar que cada leitor deste site tire suas conclusões?

    ResponderExcluir
  43. Muita gente quer ver Lula na cadeia e senta a lingua no cara, mas ninguém faz a mesma coisa com Aécio Neves, nem com o próprio presidente Michel Temer,que existem provas inefáveis. se for pra colocar corruptos na cadeia antes de Lula esses nomes citados entre outros já deveriam estar vendo o sol nascer quadrado.

    ResponderExcluir
  44. o lula roubou, deixou roubar, deu uma refinaria da petrobras de graça para seu parça evo morales, governou comprando os deputados. tai o mensaçao, todos condenados. tinha a seu lado uma verdadeira quadrilha. seu filhos ficaram milionarios as nossas custas. e esse bolsa pobreza que muiota gente recebe, sai do bolsao de uqaem trabalha. mil vezes corrupto.

    ResponderExcluir
  45. Absurdo é ver pessoas ditas esclarecidas, defendendo um marginal que levou o pais à quebradeira. Na verdade, todos os que o defendem, tem interesses escusos. Caia para os corruptos, inclusive LULA...DRÃO.

    ResponderExcluir
  46. Chora não coleguinhas kkkkk fora PT,fora toda essa sujeira dessa partido imundo,bando de ladrões, é Bolsonaro em 2018 🇧🇷

    ResponderExcluir
  47. O pior cego e aquele que nao quer ver ,se esse lixo foi bom algum dia,deixou de ser ,o que temos é um ser hipócrita, que tem a cara de pau de culpar sua companheira morta por crimes cometidos por ele,um cara que elevou seus filhos de pessoas comuns a milionarios e tantas outras falcatruas que nem vale a pena falar...

    ResponderExcluir
  48. O pior cego e aquele que nao quer ver ,se esse lixo foi bom algum dia,deixou de ser ,o que temos é um ser hipócrita, que tem a cara de pau de culpar sua companheira morta por crimes cometidos por ele,um cara que elevou seus filhos de pessoas comuns a milionarios e tantas outras falcatruas que nem vale a pena falar...

    ResponderExcluir
  49. Lula 2018 você vai ter que engolir

    ResponderExcluir
  50. Os partidos de direita no Brasil,PSDB e tantos outros estão transformado o país em um NEW LIBERALISMO ECONÔMICO.O estado da lugar ao capital privado e o governo privatiza todas as estatais as nossas riquezas passa a serem administradas por grandes multinacionais.A esquerda é populista,atende o interesse do trabalhador das questões sociais,ampara a população carente com programas sociais.Os custos são tirados dos mais ricos e é isso que incomoda.Em um país em que somente 05 pessoas tem a riqueza referente a 100 milhões de Brasileiros Lula entra como uma alternativa de ser o salvador dos pobres e oprimidos.A populacao não entende que o congelamento dos gastos públicos em vinte anos que as mudanças na lei trabalhista e previdência só servirá para explorar o povo e enriquecer as grandes empresas.

    ResponderExcluir
  51. Vocês já notaram que todo eleitor do PT é semi analfabeto ou é analfabeto total?

    Votar num cara que todos sabem que é LADRÃO é ser muito burro. Tem que comer capim no café da manhã, almoço e janta.

    Votem em quem é honesto e tem coragem de brigar contra os corruptos, em quem quer promover o desenvolvimento do Brasil, pois sem corrupção sobrará dinheiro para as grandes ações e obras que o Brasil precisa. É por isso que os inteligentes preferem BOLSONARO.

    Saiam da BURRICE petistas!!!

    ResponderExcluir
  52. Irmãos não presiza briga nessis sinplis comentarios ja fa pra ver e lula cara que o povo que ......a mim mostra um audio di lula ai como o que vimos de Temi o qual a população Brasileira ja aseito como prezidente corupito do Brasil

    ResponderExcluir
  53. Lula e Barrio u único que rexava com us pobres

    ResponderExcluir
  54. São todos corcades Moro deixou mais de 200 processos pra trás e foi cutucar o cara pq ta ligado que se candidatar é presidente

    ResponderExcluir
  55. Sou LULA não sou partidário gosto é de quem gosta e ajuda o pobre.

    ResponderExcluir
  56. Meu advogado pretinho te amo..graças a lula hoje vc é rico parabéns a vc e lula

    ResponderExcluir
  57. Essa corrupção vem do primeiro mandato onde teve o mensalão, seus 40 ministros envolvidos em um esquema de criminoso onde pessoas se vendia e ele não sabia de nada. Utilizou o bolsa escola um projeto do senador Cristóvão Buarque e transformou em bolsa família para calar a população carente e transforma o programa em uma espécie de moeda eleitoral Nacional. Pode observar que o Pt sempre faz referência nas campanhas, passando uma imagem de que o beneficiário precisa do Pt para continuar recebendo. Agora acredita cegamente no Luís Inácio é ignorância olha o MST quantos metros de terra foi dando a o movimento e a falada reforma agrária nunca sai do papel. Luís Inácio era verdadeiramente do lado das empreiteiras que afundou o país no caos e o povo aplaude sem trabalho mas com 235 reais todo mês.

    ResponderExcluir
  58. oxe! uai,esses povos aí tá doidos ,o Brasil tá ruim falido , não entendi!esses comentarista tem quantos anos?não entendir ! Aí só Deus que pode ajudar eles voltar ao passado antes de Lula quando ter uma bicicleta era um sonho , maçã era alimento de rico , as roças era no candinheiro e ZéGaza,as novinha tudo de cabelo duro só os ricos tinha o cabelo esticadinho ! avião uai só em televisão,quando chegava um rapaz de São Paulo namorava as moça da cidade tudo só por que era de São Paulo!um salário mínimo pagava 18 litro de gasolina , só algumas pessoas podia ter televisão , antena !kkkk só pegava a globo .hoje tá ruim mais o pobre anda de avião come churrasco tem cabelo escovado anda de carrão vai em Chopin , viX! Onde o rico entra nos vai kkkk olha que blza.nois não toma mais café com farrofa, sofrir muito até Deus teve misericórdia de nois que mandou Lula um homem que não é tão estudado mais o homem do coração bom , Mesmo ele falando umas besteira mais Deus agradou dele.pois Deus ama o pobre a ponto do mesmo Deus diz que o reino de Deus pertence aos pobres , é meus amigin vocês precisava ver esse Brasil antes desse tal de Lula .muito mIor do que esse que quer tirar nossos direitos , moço e o tanto de gente que nas ruas pedindo esmolas , e os rico pensa que nois é besta fica falando que é culpa de Lula!nois é pobre mais não é besta nem esquecido, se quando lulá pegou o Brasil tava gente morrendo de fome,e tudo se ajeitou .pelo que esse homem fez era pra da a metade do Brasil a ele ! assinado no cartório e reconhecimento de firma.e é assim tu já viu falar ?que nem Deus agradou a todos! mim desculpe meus amigui pois é assim que eu vejo! Já fico preocupado com as respostas pois menino ,pensa num povo Grosso sem respeito não ofendendo a todos e esse povo que é contra Lula .por isso que aqui em casa agente acha que é ditadura! nois tem medo desse povo , até falei aqui pro meus fiin pro no fica rico nao pois a maioria não todos não aceita ver o pobre bem! Mais meus amiguindo falo de coração fique com Deus e que o senhor Jesus Cristo o uníco que virá e governará , e que nos saibamos e aprendemos a respeitar e amar ao nosso proximo como amamos a nos mesmo ,e que seje feita a vontade de Deus pois ele conhece o coração do homem e sabe quem governará melhor o nos querido Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu percebo que política é para alguns como o futebol. Sou vascaíno mesmo que Eurico Miranda for preso, eu serei grato a ele porque o Vasco está na primeira divisão.

      Excluir
  59. nosso pais esta dojeito que está pq desse tipo de pensamento,apoia um cara desse é democracia sim, mais é o mesmo de falar q o traficante tem q trafica pq paga água e energia dos moradores.
    vamos acorda Brasil por isso q eles nos roubam todos os dias pq sabem q vamos acredita nas mentiras q vam nos promete no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  60. esse comentário acima aí q o Brasil era assim e agora tá assim, é um pensamento atrasado pq isso é o mínimo de nosso direito, causa os braços q Lula vai de dar.e outra vc diz q ele deu né, então deu com uma mão e tirou com outra.

    ResponderExcluir
  61. sou lula até q prendam todos sou lulasempre!

    ResponderExcluir
  62. rebanho de besta lula esta rico e vcs esta pobre

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK