CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

VÁRIAS DESSAS FIGURAS HISTÓRICAS, DITAS COMO "BRANCAS", ERAM NEGRAS OU DESCENDENTES DE NEGROS.

Machado de Assis, maior escritor brasileiro era negro
A maneira com que preconceitos, padrões, estigmas e outras anomalias se afirmam e moldam nossas percepções ao longo da história pode ser lenta e gradual, mas o resultado é sempre bruto e evidente. Um bom exemplo é o fato de que algumas pessoas históricas, em diversas áreas, são simplesmente consideradas brancas como que por decreto (e muitas vezes retratadas em pinturas, textos ou filmes, como tal), ainda que suas origens, ou mesmo suas evidentes feições e cor da pele sejam negras.
No Brasil, Machado de Assis é o exemplo mais claro: negro, o maior escritor do Brasil muitas vezes foi “embranquecido” em fotografias tratadas graficamente, em documentos ou textos, e sua origem racial não costuma ser sequer
mencionada. Mas, na perspectiva global histórica, Machado está longe de ser o único nome a ter sido “reposicionado” de tal forma pela história.

Alguns nomes dessa lista podem ser chocantes, mas o fato é que todas essas célebres pessoas possuem origem negra, direta ou indiretamente, ainda que a maioria de nós jamais tenha sequer tomado conhecimento desse fato.

JESUS
Apesar da importância do personagem, esse caso é difícil de debater. Jesus, segundo a mitologia, nasceu na África – como afirmam os evangelhos, numa região que hoje, especialmente depois da construção do canal de Suez, se tornou o Oriente Médio. Logo, a hipótese do Jesus loiro de olhos azuis é totalmente absurda e descartável – disseminada a partir da arte religiosa da renascença. Jesus compartilharia do fenótipo árabe, de pele escura.
Não há, na Bíblia, nenhum menção específica aos traços de Jesus, citado somente como um “homem comum” – coisa que, na região, jamais seria loiro de olhos azuis.

PAPAI NOEL
Para além do caloroso debate sobre a existência ou não de Papai Noel, o personagem no qual o bom velhinho foi inspirado era, sem dúvida, de pele escura e origem negra. São Nicolau, o santo de onde a lenda foi construída, nasceu na região onde hoje fica a Turquia, em torno do ano 300 antes de Cristo. Nessa época, a região da Turquia era uma metrópole habitada quase que integralmente por povos de origem africana – assim como revelam os retratos criados de São Nicolau.

BETTY BOOP
Ainda que nos desenhos que a tornaram famosa e inesquecível a personagem fosse branca, a Betty Boop “de verdade” era negra – ou ao menos a pessoa em quem ela foi inspirada. A cantora Esther Jones e sua interpretação no palco foi quem inspirou o cartunista Max Fleischer a criar a personagem Betty Boop. Esther passou a vida lutando pelos diretos da personagem que, em verdade (e em sua pele negra) ela interpretava no palco.

A FAMÍLIA MÉDICI
É impossível estudar o renascimento italiano – e basicamente toda a história da cultura ocidental – sem passar pelos Médici. O que a história não costuma muito lembrar é que a origem da família vem de uma mãe ítalo-africana, de origem moura, que se casou com um branco – que mais tarde se tornaria o papa Clemente VII. De qualquer forma, a mais importante família europeia da época era de origem negra, goste a história ou não.

JACQUELINE KENNEDY ONASSIS
Seria, afinal, Michelle Obama a única primeira-dama negra a ocupar a Casa Branca? Segundo a história da família Van Seele, da qual Jacqueline Kennedy fazia parte, não. Um ancestral de Jackie foi o primeiro negro norte-americano a se tornar doutor no país, e seu pai era conhecido “Jack negro”, por sua pele morena.

BETHOVEN
A feição, os cabelos e a cor de pele do compositor alemão Ludwig Van Beethoven fizeram com que ele fosse conhecido entre os amigos como “espanhol”. A região onde nasceu e seu histórico familiar mostram que Beethoven tinha sim sangue mouro em suas veias, possivelmente também como descendente de escravos emigrados de colônias holandesas. Não são poucos os livros e documentos que relatam não só as características físicas que o diferenciavam, como a história de sua família e região, apontando para esse rico passado.


SANTO AGOSTINHO
Um dos mais importantes personagens da história do cristianismo, Santo Agostinho é também fundamental para os estudos básicos de filosofia e teologia. Pouco se fala, porém, das origens geográficas e raciais do santo, que nasceu onde hoje fica a Algéria. Pinturas e documentos mais antigos, porém, confirmam não só a importância e sabedoria como a cor da pele de Santo Agostinho.


ALEXANDRE DUMAS
O autor de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo era filho de um general branco com uma escrava negra. Seus traços negros são evidentes em fotografias e registros, mas em muitas representações artísticas Dumas é retratado como um homem branco – o que nublou historicamente a verdadeira origem do escritor.

CLARK GABLE
Um dos maiores galãs de Hollywood de todos os tempos, Clark Gable não só não escondia como tinha orgulho de sua origem, tanto negra quanto de povos nativos americanos. Não por acaso, quando soube que os banheiros do set de …E O Vento Levou eram segregados entre brancos e negros, Gable se recusou a seguir filmando até que todos fossem tratados iguais.

RAINHA CHARLOTTE
O motivo pelo qual a Rainha Charlotte, da Inglaterra, até hoje não é admitida como de origem moura só pode ser um: isso faz com que a atual rainha Elizabeth II, assim como seus herdeiros Charles, e Williams sejam tecnicamente mestiços. Mas o fato é que Charlotte era portuguesa, de uma família que sim começou com uma moura como matriarca. Um pintor do século XVIII, responsável pela pintura acima, foi morto em água fervente por registrar Charlote de forma “excessivamente realista” – o que define perfeitamente de que forma o racismo é disseminado ao longo do tempos.


Fonte: Redação Hypeness
© fotos: divulgação






7 comentários:

  1. Hoje vemos que boa parte do racismo é perpetuado pelis próprios negros. Venha você, negro, a Salvador, maior cidade negra fora da África, e sinta o "terror" de ser o que é aaui. Todos te olhando de cara feia, mulheres, senhoras homens, na maioria negros nos pontos de ônibus, filas, bancos etc. Ebtre em uma farmácia e verá sempre slguem negro com um rádio na mão te seguindo. Peça um ônibus no ponto, e se não tiver um branco ou da pele clara ali também, o motorista não vai parar. Os negros foram escravizados, mas hoje são escravos,ve consentidos, vivem o destino de servir. Mulheres negras não se atraem por homens negros, pois não querem ter filhos de uma barriga "suja", como me dissera certa vez uma senhora negra. Nós negros somos os grandes fracassados da história e hoje vivemos da boa ação dos brancos. E nem adianta a luta, pois os que lutam são menos de meia dúzia. Alimentamos o nosso próptio Apartheid. Deveras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro as negras são sensacionais!

      Excluir
    2. Não tem um nego no governo Bolsolnaro.

      Excluir
  2. Bolsonaro diz que isso não existe e que racismo é vitimismo. Olha ai a história sendo contada. O racismo corre na veia da humanidade e devidamente menosprezado ou incentivado por políticos se torna incontrolável. Bolsolixos

    ResponderExcluir
  3. Vitimismo é o C$%@%&!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como vamos querer igualdade si nós mesmos negros, mulatos etc.somos os primeiros a serem preconceituosos.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK