CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

CLASSE MÉDIA PAGARÁ JUROS MAIS ALTOS NO FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, sinalizou nesta segunda-feira, 7, que a instituição deve elevar a taxa de juros do financiamento imobiliário concedido para a classe média. Segundo ele, a classe média terá de pagar juros de mercado na Caixa ou buscar opções de crédito nos bancos privados.
“Classe média tem de pagar mais ou vai buscar no Santander, Bradesco ou Itaú. Na Caixa Econômica Federal, vai pagar um juro maior que o do Minha Casa Minha Vida, certamente, porque vai ser um juro de mercado”, afirmou ele após ser empossado presidente da Caixa, o maior banco de financiamento imobiliário do país.
Segundo Guimarães, os recursos mais baratos para a concessão de crédito habitacional – que vem do
FGTS ou poupança – devem ser destinados para o financiamento de famílias de menor poder aquisitivo, atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Para os usuários desse programa, não haverá elevação dos juros do financiamento. “O juro não vai subir para o Minha Casa Minha Vida. Juros de Minha Casa Minha Vida é para quem é pobre”, afirmou.
“São 60 mil imóveis [retomados]. E isso tem que ser resolvido. Você vai ter que ter uma metodologia de venda de mil imóveis, 2 000 imóveis, 3 000 imóveis ao longo do ano. A maior parte desses imóveis são da Minha Casa, Minha Vida, faixas 1 e 2”, disse ele.
Segundo Guimarães, será preciso vender crédito da carteira da Caixa, “como ocorre em qualquer país do mundo” para continuar financiando a classe média. “Na verdade, a pergunta é por que a Caixa e os outros bancos brasileiros ainda não fizeram isso”, disse.
“É fundamental discutir mais a parte imobiliária. Hoje, temos problemas de funding. Venderemos de R$ 50 bilhões a R$ 100 bilhões no mercado financeiro, cinco a dez vezes mais do que foi feito em toda a história”, afirmou Guimarães.
Abertura de capital
Ele também afirmou que o banco pode fazer até três aberturas de capital de unidades neste ano, com a área de seguridade sendo a mais adiantada. Ele mencionou como alvos de abertura, além de seguridade, as áreas de cartões, operações de loterias e gestão de fundos (asset management).
A operação com a asset management da Caixa é a que demandará mais tempo, porque será necessário criar uma distribuidora de títulos e valores mobiliários (DTVM), o que demanda autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disse Guimarães.
Os recursos levantados nas operações ajudarão a Caixa a pagar à União a dívida de 40 bilhões de reais que possui em IHCDs (Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida).
“Eu tenho quatro anos para fazer esse pagamento e o farei. As operações (de abertura da capital) já estão adiantadas, nós faremos ao menos duas esse ano, talvez três. Mas pelo menos duas é meu compromisso com o ministro (da Economia) Paulo Guedes”, afirmou o presidente da Caixa, acrescentando que uma delas deverá ocorrer ainda no primeiro semestre.
Em dezembro, antes da posse do governo de Jair Bolsonaro, o então secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, Alexandre Manoel Angelo da Silva, afirmou que estava tudo pronto para o leilão da empresa de loterias instantâneas da Caixa, Lotex, em fevereiro deste ano.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

7 comentários:

  1. Esta ótimo isso é o efeito do presidente salvador da patia, claro que a classe media precisa pagar mais.... foi a elite que elegeu.

    ResponderExcluir
  2. E Bolsonaro acabando com o Brasil! Só é o começo!!

    ResponderExcluir
  3. "Juros mais alto que tudo. Juros dobrado pra todos." hahahaha esquerdista e direitista tudo tomando no caneco.

    ResponderExcluir
  4. Tá certo, quem ganha mais tem que pagar mais, nada mais justo.
    Exemplo:João ganha 3mil e Zé ganha 958,00.
    É justo Zé pagar o mesmo juros que João?

    ResponderExcluir
  5. E ainda existe classe média???pra é assim rico meio fudido é totalmente fudido que é o meu caso.

    ResponderExcluir
  6. E ainda existe classe média???pra é assim rico meio fudido é totalmente fudido que é o meu caso.

    ResponderExcluir
  7. E ainda existe classe média???pra é assim rico meio fudido é totalmente fudido que é o meu caso.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK