CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quarta-feira, 22 de maio de 2019

UM QUINTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS JÁ USA LENHA OU CARVÃO PARA COZINHAR - NÚMERO AUMENTOU 27% NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

São 14 milhões de lares nessa situação, alta de 27% nos últimos dois anos. No Sudeste expansão foi maior, de 60%  
Um quinto das famílias brasileiras já usa lenha ou carvão para cozinhar. São 14 milhões de lares preparando alimentos dessa forma, alta de 27% ou mais 3 milhões de domicílios nos últimos dois anos. No Sudeste a expansão foi maior, de 60%. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.
O aumento do desemprego e a alta no preço do botijão de gás explicam esse salto. Entre 2016 e 2018, período contemplado pelo levantamento, o gás de cozinha acumulou alta de 24% e a taxa média de desemprego passou de 11,5% para 12,3%.
O Nordeste concentra 35% ou 4,8 milhões dos lares que fazem uso de lenha ou carvão. No Sudeste, onde o salto foi o maior entre todas as regiões, no ano passado havia 2,9 milhões de famílias
preparando alimentos dessa forma.
Em 2001, o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criou o Vale Gás, programa de distribuição de renda para auxiliar a população mais carente a comprar o botijão. O benefício, porém, foi encerrado em 2008 e incorporado pelo Bolsa Família. Em fevereiro do ano passado, o governo federal, ainda sob o comando de Michel Temer, afirmou que estava estudando medidas para reduzir o preço do gás para as famílias de baixa renda, mas não foi implementada nenhuma ação.
No último mês de abril, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o preço do gás de cozinha vai cair pela metade em até dois anos , dentro do plano do governo de fazer um “ choque de energia barata ”. Para isso, ele afirmou ser preciso "quebrar o monopólio” do refino do petróleo, mercado concentrado nas mãos da Petrobras, e da distribuição do combustível.
Mais famílias morando de aluguel ou favor
A pesquisa do IBGE também mostra que a crise prolongada reduziu a parcela de famílias com casa própria. Elas correspondiam a 74,4% do total em 2016 e, no ano passado, caíram para 72,6%. Mais famílias passaram a viver em imóveis alugados ou de favor.
Esse grupo passou de 17,7 milhões de lares em 2016 para 19,3 milhões no ano passado, alta de 9% ou mais 800 mil famílias vivendo em imóveis cedidos e outras 800 mil de aluguel.
Desigualdade : Apenas 3% dos benefícios pagos pela Previdência Social vão para os mais pobres
Em 2018 o número de lares brasileiros chegou a 71 milhões, alta de 1,5 milhão em relação ao ano anterior. Mais famílias passaram a viver em apartamentos, crescimento de 7,1% em relação a 2017. A analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE Adriana Beringuy, no entanto, disse que esse crescimento não representa necessariamente um boom de novas construções:
— No ano passado, tivemos uma retomada do setor imobiliário, que possuía muitos imóveis já prontos, mas ainda fechados ou desocupados. Houve toda uma mobilização para tentar impulsionar a venda de imóveis ao longo de 2018. As construtoras baratearam empreendimentos e o governo também atuou com políticas de crédito, inclusive melhorando as condições de financiamento da Caixa. O resultado da pesquisa não significa, necessariamente, que muitos novos imóveis foram construídos. Acreditamos que o aumento no número de apartamentos se deve a esses imóveis que antes estavam vagos e agora foram ocupados.

Fonte: O globo

17 comentários:

  1. Esse é o Brasil pós-golpe! Pior é saber que esse CANALHA que está na presidência, tem como compromisso privilegiar os interesses do capital financeiro e as empresas transnacionais. O povo brasileiro vai se arrepender amargamente por ter colocado um acéfalo cão dos interesses espúrios e inescrupulosos do capital financeiro. Se estava ruim, vai ficar pior. E como sempre o povo mais pobre é quem paga a conta. O Bolsonaro é uma farsa, ele é a prova concreta da destruição do Brasil. O Brasil é uma colônia do capital financeiro!

    ResponderExcluir
  2. A culpa é de Jair Messias Bolsonaro kkkkkk o povo é burro de mais a 20 anos atrás já se vivia assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 anos de Pt, PMDB, PSDB e a culpa é de Bolsonaro, vc está brincando ou se faz de.mal.entendido

      Excluir
  3. Infelizmente e realidade nua e crua esse Brasil tá um caos e político louco que não sabe o que diz quando abrir a boca só fala baboseira tá difícil acertar as coisas nesse Brasil infelizmente são nos os mais prejudicados por os ricos vão continuar mais rico e os pobres mais pobres tem pessoas que ainda tá confiante que esse governo vai mudar alguma coisa infelizmente ele vai mudar p pior ainda tem louco que acredita nesse governo que prega ódio a favor do armamento violência gera violência e sabemos que o Brasil sempre teve violência agora pior meu Deus estamos em apuros nossos direitos sendo cortados como podemos confiar em um governo desse pior cego e aquele que não vê

    ResponderExcluir
  4. ainda bem qua a repoertagem diz nos ultimos dois anos, senao a culpa seria do governo atual

    ResponderExcluir
  5. A Culpa disso tudo se deve ao PT, do ALulababá e seus 40 ladrões.

    ResponderExcluir
  6. Aperta 13 e confirma.

    ResponderExcluir
  7. Querem fazer do lixo do petróleo, artigo de luxo, num país tão desigual como o nosso, inviabiliza a vida das pessoas menos favorecidas ter que desembolsar uma quantia correspondente a quase 10% do salário mínimo.

    ResponderExcluir
  8. EFEITO DA EXTREMA DIREITA NO PODER!!!
    AGORA DÁ VALOR AOS QUE ELES CHAMAM DE LADRÃO E COMUNISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu ignorante esse govern so tem 5 meses, e esses prblemas ja vem acontecendo a ano...

      Excluir
  9. Kkkkkkkkkkkkkk ficaram cegos por 34 anos e querem culpar um governo de 5 meses...só posso rir! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Pior seria se o país estivesse com o PT de Lula/Dilma já teria lançado o programa: LENHA PARA TODOS e seria aplaudido como pais da pobreza.

    ResponderExcluir
  11. Pior seria se o país estivesse com o PT de Lula/Dilma já teria lançado o programa: LENHA PARA TODOS e seriam aplaudidos como pais da pobreza.-

    ResponderExcluir
  12. Escapamos por pouco de ficarmos igul ou pior que a venezuela

    ResponderExcluir
  13. TUDO DE RUIM QUE ASSOLOU NOSSO PAIS NESSES ULTIMOS TRINTA ANOS CAIU POR TERRA COM O FIM DO PT E P´MDB HOJE MDB,O PSDB ES FINADO PERDEU COMPLENTE O RUMO

    ResponderExcluir
  14. O Brasil de Bolsonaro estudante são idiotas massa de manobra, Assassino torturador é homenageado, o filho ladrão é homenageado, o senhor da guerra é homenageado, os industriais de arsenal bélico são privilegiados, a verba das universidades cortadas....medidas descabidas não precisam mais que um instante para serem percebidas, não existe tempo implantação para medidas dessa natureza, os resultados são conhecidos..que loucura esse povo esta vivendo?

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK