CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 3 de agosto de 2019

DESMATAMENTO DISPARA NO XINGU, UM DOS PRINCIPAIS "ESCUDOS" DA AMAZÔNIA

 
O desmatamento em unidades de conservação na bacia do rio Xingu, nos Estados do Pará e Mato Grosso, cresceu 44,7% em maio e junho de 2019 em comparação com o mesmo período do ano anterior, reforçando a tendência de alta no desflorestamento da Amazônia e ampliando as pressões sobre um dos principais corredores ecológicos do bioma.
Os dados são do Sirad X, boletim publicado a cada dois meses pela Rede Xingu+, que agrega 24 organizações ambientalistas e indígenas. Além de compilar imagens de satélite, o sistema usa radares que permitem detectar o desmatamento mesmo em períodos chuvosos do ano.
O boletim diz que, entre janeiro e junho deste ano, a região perdeu 68.973 hectares de floresta - área equivalente à cidade de Salvador. A bacia do Xingu abriga 26 povos indígenas e centenas de comunidades ribeirinhas, que dependem do bom funcionamento dos ecossistemas locais para sobreviver. A região tem tamanho comparável ao do Rio Grande do Sul.
Como mais da metade da bacia é composta por áreas protegidas, ela também serve como uma espécie
de escudo da Amazônia em sua porção oriental, dificultando o avanço do agronegócio pela floresta. E ela é uma das últimas áreas do bioma amazônico em contato com o Cerrado, o que lhe confere papel central em estudos sobre biodiversidade.
Quando se compara o desmatamento de maio e junho no Xingu com o do bimestre anterior, o aumento foi de 81% para toda a bacia e de 405% para unidades de conservação.
Política ambiental de Bolsonaro
É normal que o índice de destruição cresça no meio do ano, quando o clima mais seco facilita as derrubadas, mas o tamanho do aumento foi considerado alarmante pelos autores do estudo.
Para eles, o crescimento se explica por ações do governo Jair Bolsonaro que fragilizaram o combate a crimes ambientais e por declarações do próprio presidente que estariam encorajando atividades ilícitas, especialmente o garimpo.
Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, têm pregado uma mudança na política ambiental que reduza a ênfase em punições e considere o impacto econômico de atividades nocivas à natureza.
"O que acontece hoje no Brasil, infelizmente, é o resultado de anos e anos e anos de uma política pública da produção de leis, regras, de regulamentos que nem sempre guardam relação com o mundo real", disse Salles numa reunião com madeireiros em Rondônia, em julho.
Há duas semanas, a BBC News Brasil publicou uma reportagem sobre o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas da Amazônia em 2019. Uma das áreas mais impactadas pela atividade fica na bacia do Xingu, a Terra Indígena Kayapó.
Bolsonaro defende liberar a mineração em terras indígenas e costuma dizer que "o índio não pode continuar sendo pobre em cima de terra rica". A medida depende de aval do Congresso.
Várias das principais associações indígenas brasileiras são contrárias à atividade, temendo seus impactos sociais e ambientais.
Segundo os autores do Sirad X, "o garimpo tem se destacado como o principal vetor do desmatamento" em áreas protegidas do Xingu.
Quem desmatou mais

Altamira (PA), onde fica a hidrelétrica de Belo Monte, foi o município da bacia que mais desmatou, com 18 mil hectares de floresta destruídos em maio e junho.
O Pará foi responsável por 82% do desmatamento ocorrido na bacia no bimestre, enquanto o Mato Grosso respondeu por 18%.
A unidade de conservação mais impactada foi a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no Pará, palco de 38% de todo o desmatamento ocorrido na bacia em maio e junho.
Segundo o boletim, a reserva já perdeu 36% de suas florestas, o que os autores atribuem à "ausência de zoneamento que defina as áreas destinadas à conservação" e à "falta de operações de fiscalização e monitoramento ambiental in loco".
A BBC questionou o Ibama e o ICMBio sobre o aumento nos índices de desmatamento no Xingu e sobre as críticas à postura do governo quanto a crimes ambientais. Não houve respostas.
Questionada em 23 de julho sobre o aumento do garimpo em terras indígenas, a Funai respondeu oito dias depois. Em nota, o órgão diz ter apoiado 444 ações preventivas ou de fiscalização em 241 terras indígenas entre janeiro e julho de 2019 - e que tem buscado ampliar suas parcerias com órgãos ambientais e policiais estaduais.
"Para tal, está sendo realizado um conjunto de reuniões junto ao Ibama, à Polícia Federal, às Secretarias Estaduais de Segurança Pública, entre outros. Tais esforços já foram realizados nos Estados de Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso", diz a Funai.

Importância para zoologia
Para Miguel Trefaut Rodrigues, professor de zoologia da USP e um dos maiores especialistas em répteis e anfíbios do mundo, a bacia do Xingu tem uma importância central nos estudos sobre a dispersão e diferenciação de espécies que habitam as florestas brasileiras.
Isso porque a região engloba alguns dos últimos trechos preservados onde o bioma amazônico se encontra com o Cerrado - áreas que no passado provavelmente serviram como corredores para espécies que se deslocavam entre a Mata Atlântica e a Amazônia, tornando-as ambientes megadiversos.
Trefaut diz que entender como se deu esse deslocamento é um dos maiores desafios da zoologia moderna - mas que os estudos, ainda incipientes, dependem da preservação da mata.
"Derrubar essa área vai acabar com os resquícios e evidências de contato (entre a Amazônia e a Mata Atlântica) que houve no passado", ele afirma à BBC.
O zoólogo diz ainda que, quando um trecho da floresta é desmatado, há um impacto irreversível para a fauna daquele ponto, pois a grande maioria das espécies não tolera as temperaturas mais altas de ambientes sem cobertura vegetal.
"A fauna vai embora: desaparecem todos os roedores, lagartos, sapos, cobras e a maior parte das aves. Um ou dois bichinhos podem tolerar ambientes abertos, mas a maior parte dos bichos amazônicos some para sempre."

fonte: BBC



























21 comentários:

  1. Coisas de bostanaro..ainda defendem a canalhice desse desgpverno.. pais de povo nojento

    ResponderExcluir
  2. "Quem desmatou mais?" Itapetinga!

    ResponderExcluir
  3. É aquele burro fdp demitiu o diretor do impe dizendo que o cara estava errado , vai ser ditador assim lá na China.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase TODOS os países do mundo, desenvolvidos ou não, DESTRUÍRAM suas matas e florestas. DESMATARAM ÁRVORES para extração de madeiras. DANIFICARAM os solos para extraírem ouro, diamantes e outros metais preciosos, com isso até os animais naqueles países morreram.

      Agora esses mesmos países destruidores de seus próprios territórios querem dar pitacos na amazônia e criticam o Brasil.
      MAS BOLSONARO NÃO É BOBO. Ele também percebeu que na realidade os estrangeiros estão de olho é nas diversas riquezas que existem na floresta amazônica.

      Tanto é que os estrangeiros instalaram na amazônia mais de 300 ONG's com a desculpa de ajudar a região, mas na realidade estão furtando riquezas na mata.

      E BOLSONARO pergunta: Se vocês estão preocupados com a qualidade de vida dos índios da amazônia e lá colocaram mais de 300 ONG's, POR QUE NÃO COLOCARAM NENHUMA ONG na seca Região Nordestina, com população mais de mil vezes maior? Claro, é porque na seca região nordestina não existem as riquezas que vocês estrangeiros querem.

      Estão preocupados com o meio ambiente do planeta? Então replantem e reconstruam suas matas e florestas, porque A AMAZÔNIA É DO BRASIL E DOS BRASILEIROS. Quem deve lucrar com as riquezas da amazônia são os brasileiros.

      BOLSONARO SEMPRE TEM RAZÃO.

      Excluir
    2. Recomendo que vc se interne numa clinica de recuperação das faculdades mentais....seu juízo virou esgoto.

      Excluir
  4. E o homem e sua ganancia destruindo a natureza infelizmente esses miseraveis não estão nem aí p natureza p animais eles querem números só pensam em grana Deus fez tudo homem tá destruindo tudo triste demais e mais triste ainda e saber que pessoas brigam por esses. Canalhas que estão no poder esses malditos só desfrutando do dinheiro público isso é Brasil aonde a Justiça só vale para ladrão de galinha .

    ResponderExcluir
  5. Tiago mostra o que o governo tem feito de bom tbm
    Ou toda mídia tá contra o governo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cara só tá fazendo merda tu quer que mostra algo de bom ainda ?
      só se mostrar mais baboseiras

      Excluir
    2. Coco, merda, fezes, estrume, bosta, kaka, diarreia, bolo fecal, esterco, gonorreia, sífilis, cancro, crista de galo, chato e HIV..legados do governo

      Excluir
  6. Não se recupera trinta anos em 6 meses,vamos olhar pra frente e tentar pelo Menos resolver os problemas do nosso país,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorda boca aberta o Brasil sempre foi governado pela direita, a esquerda ficou 14 anos e não é responsável pelo subdesenvolvimento do Brasil.

      Excluir
  7. Deus toma conta do Brasil !!!! Só Ele.

    ResponderExcluir
  8. Queria saber quem é realmente do lado de Bolsonaro.?? Vai entender o ser humano

    ResponderExcluir
  9. CUIDADO BOTINO,VC PODE SER DEMITIDO DO BLOG POR BOLSONARO, POR ESTA DIVULGANDO ESSA NOTICIA DE DESMATAMENTO KKKKKK

    ResponderExcluir
  10. ainda bem que o desmatamento só começou a seis meses. sendo assim, ainda tem tempo de parar. kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Isso é a ganância dos seres humanos.
    Quer fazer qual quer coisa pra ganhar dinheiro e esquecer do mais impotente na vida

    ResponderExcluir
  12. Ô idiotas, vocês não leram aí na redação da matéria que esse desequilíbrio ambiental na Amazônia, é culpa de uma política pública anacrônica e que nem sempre através da sua atual legislação e regras, atendem as necessidades da realidade que vivemos hoje no Brasil ? Pergunta: O que Bolsonoro, outro bobo da corte, mas, enfim, o que este governo atual tem a ver com este desmatamento que há décadas vem acontecendo ilegalmente no Brasil ? Há... vai vê se eu estou na esquina, vai.
    E cá pra nós: eu não sou nem Bolsonaro e nem tão pouco Lula, ok ? Mas, o que é certo, é certo! Questão de justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior cego é aquele que não quer enxergar!

      Excluir
  13. Quase TODOS os países do mundo, desenvolvidos ou não, DESTRUÍRAM suas matas e florestas. DESMATARAM ÁRVORES para extração de madeiras. DANIFICARAM os solos para extraírem ouro, diamantes e outros metais preciosos, com isso até os animais das matas e florestas desses países destruidores morreram.

    Agora esses mesmos países destruidores de seus próprios territórios querem dar pitacos na amazônia e criticam o Brasil.

    MAS BOLSONARO NÃO É BOBO. Ele também percebeu que na realidade os estrangeiros estão de olho é nas diversas riquezas que existem na floresta amazônica.

    Tanto é que os estrangeiros instalaram na amazônia mais de 300 ONG's com a desculpa de ajudar a região, mas na realidade estão furtando as riquezas daquela mata.

    E BOLSONARO pergunta: Se vocês estão preocupados com a qualidade de vida dos índios da amazônia e lá colocaram mais de 300 ONG's, POR QUE NÃO COLOCARAM NENHUMA ONG na seca Região Nordestina, com população mais de mil vezes maior? Claro, é porque na seca região nordestina não existem as riquezas que vocês estrangeiros querem.

    Estão preocupados com o meio ambiente do planeta? Então replantem e reconstruam suas matas e florestas, porque A AMAZÔNIA É DO BRASIL E DOS BRASILEIROS. Quem deve lucrar com as riquezas da amazônia são os brasileiros.

    BOLSONARO SEMPRE TEM RAZÃO.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK