CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quinta-feira, 14 de maio de 2020

NASCIDO NA ESCRAVIDÃO:  O HERÓI NEGRO CHAMADO JULIANO MOREIRA - UM MÉDICO CONSAGRADO COM A ORDEM DO TESOURO SAGRADO NO JAPÃO  E QUE REVOLUCIONOU A PSQUIATRIA

"Você já ouviu falar de Juliano Moreira?
Filho de uma empregada doméstica negra com um português, Juliano Moreira nasceu em Salvador, em 1873, e desde cedo demonstrou interesse por questões ligadas a saúde. Não à toa, com apenas 13 anos entrou no curso de medicina, formando-se cinco anos depois.
Aos 23 anos, Juliano Moreira passou no concurso para o cargo de assistente da cátedra de Clínica Psiquiátrica e Doenças Nervosas da Faculdade de Medicina da Bahia. Ao longo do tempo sua atuação no estado foi marcante, com destaque para a criação da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Estado e os trabalhos na Inspetoria de Higiene. Foi em 1899, contudo, que o médico despontou como um dos percursores da psicanálise no Brasil, ao apresentar uma conferência divulgando os trabalhos de Sigmund Freud no país.
Com 33 anos, depois de prosseguir os estudos, expor trabalhos em congressos e seminários e retornar de uma viagem que o levou a trabalhar em diversos países europeus; Juliano Moreira assumiu a direção do Hospital Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro, cargo que ocupou por mais de duas décadas. Por lá introduziu práticas que refletiam seu profundo conhecimento no campo psiquiátrico mundial. A
influência de Juliano Moreira foi tamanha que, em 1928, o imperador do Japão consagrou o médico brasileiro com a Ordem do Tesouro Sagrado, título de honraria no país.
.
O nome de Juliano Moreira está presente no Núcleo de História e Memória do Museu Afro Brasil, onde é possível encontrar referências sobre grandes personalidades negras que contribuíram para a cultura brasileira, na arte, medicina, engenharia, literatura, entre outros.
.

#museuafrobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK