CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

terça-feira, 16 de junho de 2020

BIOGRAFIAS DE LÍDERES  NEGROS ESTÃO SENDO CENSURADAS NA FUNDAÇÃO PALMARES 

Indo na contramão dos próprios objetivos, a Fundação Palmares, órgão federal sob comando de Sérgio Camargo, vem censurando biografias de líderes negros históricos. Segundo a Folha de S. Paulo, funcionários do órgão acusam o gestor de ordenar a exclusão de uma página do portal dedicado a divulgação de artigos. 

Entre os arquivos censurados pela Fundação estão os trabalhos sobre Zumbi dos Palmares, sobre a escritora Carolina de Jesus, sobre os abolicionistas Luís Gama e André Rebouças, além de artigos sobre negros que se destacaram no esporte brasileiro. A exclusão, no entanto, não foi definitiva já que ainda é possível chegar até os escritos ao digitar o nomes no
campo de busca do portal. 


No sentido oposto a criação de obstáculos para o acesso a estes trabalhos, Sérgio Camargo tem utilizado o portal para publicação de artigos que se referem de forma controversa alguns personagens da história. Zumbi dos Palmares, por exemplo, foi classificado como gay e figura da esquerda em dois trabalhos disponibilizados no dia 13 de maio (relembre aqui). 

Para além do site, Camargo também vem planejando criar uma biblioteca em uma ala do prédio que pertence a Empresa Brasil de Comunicação. O acervo do local será ocupado por livros que reforçariam a importância da corte portuguesa na configuração da identidade brasileira, considerando, inclusive, a influência europeia na abolição da escravatura. A medida do gestor da Fundação Palmares é vista como mais um plano de apagamento da história sob o olhar da população negra do Brasil. 

Um comentário:

  1. É lamentável o que esse comedor de capim está fazendo , mais tem razão é um gado

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK