CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 5 de dezembro de 2020

 O ANIVERSÁRIO DE 93 ANOS E O LEGADO DO ÍCONE MICHEL HAGGE

Essa é a história de um vaqueiro que se transformou em um dos maiores líderes políticos de Itapetinga. Hoje ele completa 93 anos de idade.

 Um homem simples que dedicou maior parte da sua vida cuidando desta cidade. Estou falando de Michel José Hagge Filho, descendente de árabes, nascido em Salvador, em 5 de dezembro de 1927, filho de de Alice Ganem Hagge e Michel Hagge. 

Michel casou com dona Iracema Hagge e teve três filhos, Eduardo, Virgínia e Paulo. 

Nosso “velho gabiraba” começou a sua vida profissional no comércio, trabalhou em uma “venda”, em seguida em um açougue e depois iniciou nos negócios com gado e foi comprando e vendendo gado que chegou a Itapetinga em 31 de junho de 1954, aos 27 anos, em uma tarde de sábado chuvoso.

 O vaqueiro mostrou habilidade administrativa e logo ocupou a função de gerente de fazenda no município. 

Os inúmeros problemas da cidade fez Michel se envolver com a política local, primeiro ele foi vereador de Itapetinga, depois prefeito desta cidade por três gestões (14 anos de

administração) e deputado estadual por duas vezes. 

Em seu governo como prefeito, merece destaque a construção da Central I de Abastecimento, Praça Agnaldo Aguiar, inúmeros prédios escolares, creches, lavanderias e a realização de obras de pavimentação, saneamento básico e limpeza urbana, conquistando para Itapetinga o título de cidade mais limpa da Bahia. Uma das obras mais importantes da sua administração foi o Parque Poliesportivo da Lagoa, hoje o principal cartão postal do município. Michel Hagge é um dos fundadores da Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense, da Sociedade Rural de Itapetinga e também do Sindicato Rural. Foi, ainda, presidente da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo/Coopardo. 

Desde 2008 está afastado de cargos eletivos, mas continua exercendo liderança política, seja através da filha Virgínia Hagge, que foi deputada estadual, seja através do neto, o advogado Rodrigo Hagge, eleito em 2016 e reeleito em 2020 prefeito de Itapetinga. 

A história de Michel Hagge é também a história de Itapetinga. 

Parabéns pelo seu aniversário e obrigado por cuidar tão bem da nossa querida cidade. 

O seu legado jamais será esquecido.


Texto: Renan Pereira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK