CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sábado, 25 de setembro de 2021

 AS HISTÓRIAS DE ITAPETINGA: LÉO DA COBRA - OS CURANDEIROS DO VELHO MERCADÃO

O Sr. Leo da Cobra, como era conhecido nos anos 70 e 80, foi um dos vendedores de remédios populares na feira livre de Itapetinga, e que geralmente usavam animais (cobra, peixe-elétrico, camaleão, macaco ou papagaio falador) para atrair o público enquanto apresentava suas garrafadas, porções, banhas e pomadas “milagrosas”, que garantia serem feitas com plantas extraídas da Amazônia e fabricadas por índios.
 Associados com a fé popular, esses remédios as vezes eram uma panaceia, pois, segundo seus vendedores, curavam “espinhela caída”, “dor nos quarto”, “moleira mole”, “quebranto”, “tosse de cachorro”, “passamento”, “frieira”, “cobreiro de pé”, “pereba”, “dordói”, gastura, pano branco, “nó nas tripa”, íngua, “dor no espinhaço”, “calo seco”, “barriga d’água”, “dor na pá”, caduquice, vista cansada, papeira, “doença dos nervo”, “fervião no corpo”, “dor na cacunda”, “mal jeito no espinhaço”, “dor nas cadera”, “pé durmente”, solitária, sapinho, “estopor”, “dormência numa banda do corpo”, “calombo”, chilique, resguardo, “fígado ofendido” e tudo mais que se possa imaginar. 
O Sr. Neo foi um daqueles personagens que para sempre ficará na lembrança dos que tiveram o privilégio de viver e testemunhar a efervescência desse lugar.
Fonte: Florêncio Filho
 (Trecho adaptado do livro "A História de Itapetinga". Arte fotográfica: Sérgio Gomes Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK