CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quinta-feira, 9 de junho de 2022

MICROMETEORITO ATINGE O TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB

O dano causado pelo micrometeorito do tamanho de um grão de poeira está tendo um efeito perceptível nos dados do instrumento.
Um pequeno fragmento de rocha atingiu o espelho principal do novo telescópio espacial James Webb. O dano causado pelo micrometeorito do tamanho de um grão de poeira está tendo um efeito perceptível nos dados do instrumento, mas os cientistas não esperam que isso limite o desempenho geral da missão.
O James Webb foi lançado em dezembro de 2021 para substituir o revolucionário — mas já envelhecido — telescópio espacial Hubble.
Os astrônomos devem divulgar as primeiras imagens do cosmos no dia 12 de julho. A agência espacial americana (Nasa) disse que essas imagens não serão menos impressionantes por conta do incidente.
A colisão parece ter ocorrido, segundo os astrônomos, em algum momento entre os dias 23 e 25 de maio. Análises indicam que o segmento do espelho conhecido como C3 — um dos 18 ladrilhos de berílio — ouro que compõem o refletor primário de 6,5 metros de largura do telescópio — sofreu o impacto dessa micropartícula rochosa.

Incidentes previsíveis
A velocidade com que os objetos se movem no espaço significa que mesmo as menores partículas podem liberar muita energia ao colidir com outro objeto. O Webb foi atingido cinco vezes, sendo essa última a mais significativa.
O Webb tem um design aberto: seus espelhos não são protegidos por um tipo de defletor tubular visto em outros telescópios espaciais, como o Hubble. Em vez disso, os refletores ficam atrás de um protetor solar gigante que lhes permite manter temperaturas frias e estáveis ​​necessárias para detectar a luz infravermelha.
A chance de ele ser atingido por micrometeoritos foi antecipada e contingências foram incorporadas à escolha dos materiais, à construção dos componentes e aos diferentes modos de operação do telescópio.
"Sempre soubemos que o Webb teria que suportar o ambiente espacial, que inclui luz ultravioleta severa e partículas carregadas do Sol, raios cósmicos de fontes estranhas na galáxia e impactos ocasionais de micrometeoróides do nosso Sistema Solar", disse Paul Geithner, vice-gerente de projeto técnico do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland.
"Nós projetamos e construímos o Webb com uma margem de desempenho — óptica, térmica, elétrica e mecânica — para garantir que ele possa cumprir sua ambiciosa missão científica mesmo depois de muitos anos no espaço."

fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK